21.4 C
Ponta Grossa
terça-feira, maio 21, 2024
Reprodução

Irã ataca território de Israel com drones e mísseis

O ataque ocorre como uma resposta ao bombardeio da embaixada iraniana na Síria

Ponta Grossa
céu pouco nublado
25.2 ° C
25.2 °
25.2 °
53 %
2.9kmh
12 %
ter
23 °
qua
25 °
qui
25 °
sex
19 °
sáb
13 °
Escrito por
Com informações deRICtv

O território de Israel foi alvo de um ataque realizado pelo Irã, que disparou dezenas de drones e mísseis, de acordo com informações fornecidas por militares israelenses neste sábado (13). Por volta das 20h, explosões foram ouvidas em Jerusalém, seguidas pelo acionamento das sirenes de aviso em várias partes do país, conforme relatado pela mídia israelense.

Leia também: Exército realiza guerra simulada em PG; veja fotos

Continue lendo depois da publicidade:

O ataque ocorre como uma resposta ao bombardeio da embaixada iraniana na Síria, realizado por Israel em 1º de abril. Na ocasião, três comandantes da Guarda Revolucionária iraniana foram mortos, incluindo Mohammad Reza Zahedi, um alto comandante da guarda. Tanto o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês), Daniel Hagari, quanto a Guarda Revolucionária iraniana confirmaram que o ataque partiu do Irã.

Israel já estava se preparando para possíveis ataques há dias e vinha monitorando de perto um ataque planejado pelo Irã ou por grupos aliados, de acordo com declarações do ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant.

Embora não tenha sido confirmada a quantidade exata de artefatos lançados, estima-se que cerca de cem drones e mísseis tenham sido disparados. Alguns deles foram interceptados pelas Forças israelenses e pelos Estados Unidos enquanto sobrevoavam a Síria e a Jordânia, antes de alcançarem o espaço aéreo israelense.

O ataque é considerado uma retaliação ao bombardeio do consulado iraniano em Damasco, na Síria, ocorrido em 1º de abril. Naquela ocasião, um comandante sênior das Guardas Revolucionárias do Irã foi morto.

Em resposta ao ataque, o ministro de Defesa do Irã, Mohammad Reza Ashtiani, afirmou que irão atacar qualquer país que permita que Israel utilize seu espaço aéreo para retaliar contra o território iraniano. As tensões entre Israel e Irã têm aumentado nos últimos tempos, e a comunidade internacional está atenta aos desdobramentos dessa situação delicada na região do Oriente Médio.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Aproveite para ler!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.