Um vídeo que circulou nas redes sociais neste sábado (14) mostra um empresário proferindo comentários racistas contra um frentista em um posto de gasolina na zona sul de Curitiba, no Paraná (PR). Nas imagens, o homem, cujo nome não foi divulgado, utiliza termos pejorativos e ofensivos para se referir ao funcionário.
No vídeo, é possível ouvir o empresário dizendo: “Seu neguinho, você acha que vai dar a boca, neguinho, o macaco”. O deputado Renato Freitas (PT) compartilhou o vídeo em suas redes sociais, afirmando que acompanha o caso.
Racismo contra frentista no PR
Além dos xingamentos racistas iniciais, o empresário continuou a fazer comentários preconceituosos. Ele afirmou: “Qual é o problema? Sou empresário, tenho CNPJ, tenho uma empresa. Você vem me tirar, vem fazer cagada, vai lá abastecer o carro, o que você estava fazendo?”. O homem prosseguiu com os insultos: “Você ganha 4 mil por essa bosta aqui, velho?! Eu gasto três vezes mais só para estar aqui te xingando de neguinho, seu otário, nordestino dos infernos… veio do nordeste para querer ser gente em Curitiba?! Volta para comer carne de sol”.
Leia também:
- Operário se manifesta sobre caso de racismo no GK
- Professora é acusada de racismo em escola da região: “carinha de mico”
- UEPG afasta dois estudantes em inquérito sobre racismo e apologia ao nazismo
O frentista registrou a ocorrência após sofrer os insultos e a Polícia Civil do Paraná está analisando as imagens das câmeras de segurança para identificar o autor das ofensas. O deputado Renato Freitas, que é presidente da Comissão de Igualdade Racial da ALEP, afirmou que também acompanha o caso de perto.
Texto publicado originalmente no site Notícia Preta, parceiro do Jornal Colabore, e reproduzido com autorização