11.5 C
Ponta Grossa
terça-feira, maio 21, 2024

Conservatório de Música tem número recorde de inscritos para novas vagas

Ponta Grossa
céu pouco nublado
11.8 ° C
11.8 °
11.8 °
96 %
1.8kmh
11 %
ter
25 °
qua
25 °
qui
25 °
sex
20 °
sáb
14 °
Escrito por

[[{“value”:”

O Conservatório de Música Maestro Paulino registrou um número recorde de inscritos na seleção de novos alunos. Ao todo foram inscritos 604 candidatos para as 238 vagas ofertadas, com uma média de 2,5 candidatos por vaga. O Conservatório é mantido pela Prefeitura de Ponta Grossa através da Secretaria Municipal de Cultura.

Continue lendo depois da publicidade:

De acordo com Johnny Adam Bueno, diretor do Departamento de Música da Secretaria Municipal de Cultura, “não há registros de, em anos anteriores, haver tantos inscritos assim”. Os candidatos estão divididos entre as categorias de Ensino Básico e Ensino Fundamental de música.

O Ensino Básico é dividido em Musicalização Infantil, para crianças entre 5 e 6 anos de idade, e Iniciação Musical, de 7 a 9 anos. No primeiro caso foram 80 inscritos para 60 vagas, com uma média de 1,3 candidato por vaga. A Iniciação Musical teve 103 inscritos para 50 vagas, média de 2,1 candidatos por vaga. Todo o Ensino Básico somou 183 candidatos para as 110 vagas ofertadas, com média de 1,7 candidato por vaga. Por conta disso, foi necessário realizar um sorteio entre os inscritos para preenchimento das vagas.

O Ensino Fundamental de Música, voltado para candidatos com 10 anos ou mais, ofertou 15 cursos: Canto Lírico, Canto Popular, Clarinete, Contrabaixo Acústico, Contrabaixo Elétrico, Flauta Transversal, Guitarra Elétrica, Percussão Popular e Pandeiro, Piano, Saxofone, Trompete, Violão Clássico, Violão Popular, Violino e Violoncelo.

Os candidatos se dividiram entre aqueles com conhecimento musical específico, que já tocam, mesmo que de maneira básica, o instrumento para o qual se inscreveram, e ‘sem conhecimento musical específico’ do instrumento que escolheram.

Foram 39 vagas para aqueles ‘com conhecimento musical específico’ e 89 vagas para os candidatos ‘sem conhecimento musical específico’. No primeiro caso foram registradas 96 inscrições, o que deu uma média de 2,5 por vaga. Para aqueles sem conhecimento específico foram 325 inscritos, com a média de 3,7 candidatos por vaga. No total, o Ensino Fundamental de Música teve 421 inscritos para 128 vagas, com média de 3,3 candidatos/vaga.

Ao contrário do Ensino Básico, que teve sorteio, os candidatos inscritos nos cursos do Ensino Fundamental de Música deverão participar de um teste seletivo para concorrer a uma das vagas. O processo ocorrerá em duas fases distintas: prova de percepção musical e entrevista.

“}]] 

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Aproveite para ler!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.