26.5 C
Ponta Grossa
sábado, março 2, 2024
Reprodução / Divulgação

Prefeita convoca Câmara para discutir privatização dos cemitérios em PG

Projeto de Lei enviado pelo Executivo busca terceirizar a gestão dos espaços funerários e ampliar a eficiência na manutenção dos cemitérios da cidade

Ponta Grossa
céu pouco nublado
27.8 ° C
27.8 °
27.8 °
52 %
1kmh
19 %
sáb
28 °
dom
31 °
seg
31 °
ter
20 °
qua
21 °
Escrito por

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt (PSD), convocou a Câmara Municipal para uma sessão legislativa extraordinária no dia 31 de janeiro de 2024, às 14h, com o objetivo de discutir a privatização dos cemitérios municipais.

A convocação foi publicada no Diário Oficial do Município e tem como objetivo analisar o Projeto de Lei 449/2023, enviado pelo Poder Executivo, que propõe conceder a gestão dos cemitérios públicos à iniciativa privada.

Continue lendo depois da publicidade:

De acordo com o projeto, o processo de terceirização será realizado por meio de licitação, e a empresa vencedora será responsável pela gestão e ampliação dos cemitérios. Essa medida foi tomada após um cemitério na área rural de Ponta Grossa, no distrito de Uvaia, ter sido alagado devido às chuvas intensas ocorridas no final de outubro e início de novembro de 2023.

Lugar ficou totalmente alagado | Imagem: G1/Reprodução

Esse incidente levantou preocupações ambientais, uma vez que o líquido proveniente da decomposição dos corpos poderia se espalhar para as residências e rios da região, além de contaminar os lençóis freáticos.

“A privatização dos serviços funerários é uma tendência nacional em grandes centros urbanos, como é o caso de Ponta Grossa”, afirmou a Prefeitura.

Leia também: Câmara vota projeto de privatização dos Correios

No Diário Oficial, a administração municipal justifica a proposta de terceirização dos cemitérios municipais como uma forma de desonerar os contribuintes municipais. Segundo o projeto, a conservação, vigilância e funcionamento desses espaços geram custos para toda a coletividade, mas são usufruídos pelos particulares.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Aproveite para ler!

Inscrever-se
Me notifique
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja os comentários
Direitos Autorais

.