O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) divulgou recentemente que o Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná registrou um crescimento de 8,66% no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse resultado supera em mais do que o dobro a média nacional, que foi de 3,7%.
O setor agropecuário foi o principal responsável por impulsionar esse crescimento, com um aumento de 37,28% nos primeiros seis meses do ano. A indústria teve um crescimento de 4,82% e o setor de serviços de 5,65%. O trabalho dos cerca de 20 mil representantes comerciais em atividade no estado tem sido fundamental para o desenvolvimento econômico.
Segundo Paulo César Nauiack, presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais no Estado do Paraná (Core-PR), o estado possui características favoráveis que impulsionam o crescimento econômico, como o programa “Paraná Trifásico”, que vem melhorando a eficiência na produção e nos processos do setor agropecuário nos últimos três anos.
Os representantes comerciais desempenham um papel importante ao conectar empresas locais a novas oportunidades de negócios. Eles estão presentes em toda a cadeia de produção, desde o fornecimento de insumos até a venda de produtos e tecnologias. Além de realizar vendas, esses profissionais também ajudam as empresas a identificar tendências e necessidades do mercado, estabelecendo parcerias estratégicas e fornecendo feedbacks valiosos para o aprimoramento de produtos e serviços.
Segundo o IPARDES, o crescimento do PIB paranaense na agropecuária foi impulsionado pela safra recorde de verão, com destaque para a produção de soja. O estado também tem se destacado na produção de proteína animal, sendo o maior produtor nacional de frango, peixe e mel, e o segundo maior produtor de leite e derivados da suinocultura.
O ambiente favorável de negócios e a diversificação da economia do Paraná têm contribuído para esse crescimento econômico robusto. O estado superou estados economicamente poderosos, como São Paulo e Minas Gerais, em termos de crescimento do PIB.
Leia também:
- Klabin inaugura o projeto Puma II no PR
- Brasil deve ter aumento na inflação, aponta equipe econômica
- TCE quer saber onde PR vai usar dinheiro da venda da Copel
Os representantes comerciais têm sido fundamentais para o desenvolvimento regional, levando oportunidades de negócios e investimentos a áreas menos desenvolvidas. Seu trabalho contribui para abrir novos horizontes e impulsionar o crescimento econômico do Paraná.