22.1 C
Ponta Grossa
quinta-feira, fevereiro 22, 2024

Klabin inaugura o projeto Puma II no PR

o megainvestimento que impulsiona a economia do Paraná

Ponta Grossa
nuvens quebradas
18.2 ° C
18.2 °
18.2 °
91 %
2.5kmh
67 %
qui
25 °
sex
26 °
sáb
29 °
dom
28 °
seg
27 °
Escrito por
Com informações deAEN

Nesta quinta-feira (21), a Klabin, empresa brasileira do setor de papel e celulose, inaugurou o projeto Puma II em Ortigueira, região dos Campos Gerais, no Paraná. Com um investimento total de R$ 12,9 bilhões entre 2019 e 2023, essa expansão representa o maior investimento privado já realizado no estado.

O projeto Puma II foi dividido em duas fases. A primeira etapa, concluída em 2021, possibilitou que a unidade alcançasse a capacidade de produção de 450 mil toneladas de papel por ano. Agora, com a segunda etapa, a capacidade de produção de papel da planta ultrapassa as 900 mil toneladas anuais.

Continue lendo depois da publicidade:

Essa expansão marca a entrada da Klabin no mercado de papel-cartão branco, fortalecendo ainda mais seu portfólio de produtos. Na segunda fase do projeto, foi inaugurada a Máquina de Papel 28 (MP28), que tem capacidade para produzir 460 mil toneladas de papel-cartão por ano. Esse tipo de papel é muito utilizado na fabricação de embalagens de produtos líquidos, como leites e sucos.

Além de impulsionar a economia regional, o projeto Puma II gerou mais de 33 mil empregos diretos e indiretos nas duas fases de construção. A Klabin também investiu na formação técnica da mão de obra local, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades de Ortigueira e Telêmaco Borba.

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, esteve presente na inauguração e destacou a importância desse investimento para o estado. Ele ressaltou que a confiança da iniciativa privada no Paraná é resultado do cumprimento de compromissos e da segurança jurídica oferecida pelo governo. Além disso, o governador enfatizou que a expansão da Klabin e a chegada de grandes indústrias posicionam o Paraná como a quarta maior economia do país.

Leia também:

Segundo a empresa, o projeto Puma II representa um avanço significativo para a indústria de papel e celulose, que busca processos cada vez mais sustentáveis e eficientes. A Klabin, com suas fábricas no Paraná, já é considerada o maior polo de produção de celulose do Brasil, abastecendo tanto o mercado nacional quanto o internacional.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Aproveite para ler!

Inscrever-se
Me notifique
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja os comentários
Direitos Autorais

.