Neste sábado (16), a Klabin, em parceria com a Defesa Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros de Telêmaco Borba, realizou um simulado de evacuação de emergência nas proximidades da barragem de Harmonia, localizada no município. Essa ação teve como objetivo testar o Plano de Ação de Emergência (PAE) e garantir a segurança da população em caso de eventualidades.
O simulado contou com a participação de moradores da região, que foram orientados sobre os procedimentos de evacuação em caso de uma situação real de emergência na barragem. Durante a simulação, foram acionados os alarmes sonoros e as equipes de resgate e apoio foram mobilizadas para garantir a efetividade do plano.
O Plano de Ação de Emergência da Barragem de Harmonia foi desenvolvido em conjunto pela Klabin e as autoridades locais, visando estabelecer diretrizes claras e eficientes para a resposta a situações de risco. Ele define as rotas de fuga, os pontos de encontro, os procedimentos de comunicação e as ações prioritárias a serem tomadas em caso de ruptura ou qualquer outra emergência na barragem.
Barragem em Telêmaco: mudança na legislação
Atenta às mudanças na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB), a Klabin busca adequar-se à Lei 14.066 de 2020, que determina uma comunicação proativa e contínua com a comunidade para apresentação do Plano de Ação Emergencial do empreendimento, o que inclui a execução de medidas preventivas.
Leia também:
- Guardas Municipais agora fazem parte do sistema de segurança pública; o que muda?
- PG agora conta com novas viaturas para segurança
- PG anuncia contratação de 100 Guardas Municipais e promete segurança em escolas
Assim, as ações realizadas nos últimos dias são requisitos legais que compõem um protocolo de segurança operacional da Barragem. Os exercícios foram realizados em parceria com a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e as lideranças comunitárias.