17.8 C
Ponta Grossa
sábado, março 2, 2024

UEPG passa a aceitar PIX no RU; saiba como comprar ficha

Ponta Grossa
nublado
19 ° C
19 °
19 °
86 %
2.6kmh
99 %
sáb
27 °
dom
30 °
seg
30 °
ter
21 °
qua
21 °
Escrito por

Os restaurantes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (RU-UEPG) passam a receber pagamentos dos tickets de refeição via Pix, a partir de segunda-feira (21). Os créditos podem ser gerados pelos usuários por meio do site do RU, sistema desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação da instituição. Os usuários devem ficar atentos porque, após 30 dias da implantação, não serão mais aceitos pagamentos em dinheiro.

Para acessar o sistema e criar o QRCode para pagamento e transferência dos créditos, os usuários devem usar o login e senha que já utilizam na UEPG. No acesso aos restaurantes, os servidores do RU vão escanear o código de créditos da carteira virtual e validar a entrada. São considerados usuários dos Restaurantes Universitários estudantes de cursos de graduação e pós-graduação, estagiários de outras instituições de ensino, servidores e público externo. A resolução aprovada pelo Conselho de Administração em 14 de agosto regulamenta as isenções e tabela de preços, de acordo com o tipo de usuário.

Continue lendo depois da publicidade:

“Ao adotar o Pix nos RUs, ampliamos a estratégia de modernização administrativa. A iniciativa agiliza a rotina, deixa o processo mais seguro e atende uma demanda antiga da comunidade acadêmica”, comemora o reitor Miguel Sanches Neto. Neste sentido, o Pró-reitor de Assuntos Administrativos, Emerson Martins Hilgemberg, esclarece que a UEPG já vinha há tempos trabalhando a questão do Pix. “Sabíamos que era uma reivindicação dos estudantes e servidores”.

Para o reitor em exercício, Ivo Mottin Demiate, o Pix é um avanço muito grande, porque assegura ao gestor um controle muito maior em relação à eficiência das políticas de alimentação, no que diz respeito às gratuidades e às tarifas diferenciadas, que integram as ações de apoio à permanência estudantil. “O Pix vai nos ajudar a saber até que ponto os alunos estão se alimentando na instituição e tomar medidas corretivas, caso necessário”.

Isenções estudantis para o PIX no RU

A Pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ione Jovino, destaca que os estudantes isentos já estão cadastrados no sistema e podem ficar tranquilos até o final do ano letivo. “Ninguém precisa ter uma conta bancária e nem fazer Pix, neste caso. O estudante isento tem direito a emitir um ticket por dia para o almoço e um para o jantar. Os que têm desconto também já estão com seus nomes no sistema e já habilitados para pagar somente 1,90 por refeição”, explica Jovino. A nova opção de pagamento não acarretará mudanças no valor do ticket para os estudantes,  nem nas regras para a isenção dos acadêmicos, visto que o acesso à alimentação faz parte das políticas de permanência da instituição.

UEPG quer acabar com as filas implantando o PIX no RU

O diretor do NTI, Luiz Gustavo Barros, explica que o novo sistema do RU foi pensado para ser uma solução fácil, que permite pagamentos instantâneos via PIX e gera o QR code de acesso ao restaurante de forma rápida e simples, acabando com a fila de compra de tickets dos restaurantes da UEPG. “Essa versão do sistema funciona através do navegador e é totalmente adaptada para o uso em dispositivos móveis”, enfatiza Barros.

A UEPG precisava de um sistema que fosse capaz de lidar em tempo real com muitos depósitos identificados. Hilgemberg que a contratação do serviço com a especificidade necessária foi mais demorada. “Queremos, em trinta dias, deixar de movimentar dinheiro vivo nos restaurantes, já que isso nos trazia problemas, além de colocar os agentes em risco”.

Leia também:

O pró-reitor de administração detalha que, além da agilidade, haverá ainda mais transparência. “Poderemos quantificar com precisão a demanda de uso do restaurante por categoria e desenvolver instrumentos melhores de controle de acesso. E o melhor de tudo, conseguimos fazer isso mantendo os valores pagos pelos estudantes, que são nossa principal preocupação”.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Aproveite para ler!

Inscrever-se
Me notifique
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja os comentários
Direitos Autorais

.