9.4 C
Ponta Grossa
sábado, maio 25, 2024
Reprodução / Clima Tempo

PG e região em alerta com aproximação de tempestade

Confira como deve ficar o clima durante o final de semana

Ponta Grossa
céu limpo
8.7 ° C
8.7 °
8.7 °
95 %
2.3kmh
0 %
sáb
16 °
dom
13 °
seg
14 °
ter
15 °
qua
14 °
Escrito por
Com informações deSIMEPAR e INMET

A cidade de Ponta Grossa e toda a região dos Campos Gerais estão em alerta máximo com a aproximação de uma tempestade severa e uma frente fria. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para o clima de PG e região, que permanece em vigor até às 10 horas de sábado.

A previsão inclui chuvas intensas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos fortes (60-100 km/h) e a possibilidade de queda de granizo, com potencial para interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores, alagamentos e destelhamentos.

Continue lendo depois da publicidade:

De acordo com o Inmet, a presença de um ciclone extratropical, combinado com a frente fria, deverá trazer chuvas intensas acompanhadas de trovoadas, possibilidade de granizo e rajadas de vento superiores a 80,0 km/h no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e no restante do Rio Grande do Sul.

Leia também:

O Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) também alerta para rajadas de vento moderadas a fortes vindo do sul, que trouxeram ar quente e seco para as regiões norte, central e leste do estado; o que explica o calor repentino em Ponta Grossa e região. No sábado, o tempo permanecerá instável, com pancadas de chuva e trovoadas durante toda a manhã e início da tarde nos Campos Gerais.

Clima para o final de semana em PG

No entanto, o tempo começará a melhorar no oeste e sudoeste, com o sol aparecendo entre as nuvens. As temperaturas permanecem amenas na metade sul do estado, com Ponta Grossa esperando temperaturas entre 9 e 19 graus Celsius no sábado e entre 13 e 20 graus Celsius no domingo.

O que fazer em caso de risco?

Para garantir a segurança da população, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) compartilhou algumas orientações importantes. Em casos de rajadas de vento, é fundamental evitar se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.

Além disso, é recomendável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois podem ser alvos de objetos arrastados pelo vento. Outra medida preventiva é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, se possível.

Para obter informações atualizadas e orientações específicas para a sua região, é importante entrar em contato com a Defesa Civil através do telefone 199. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado em situações de emergência relacionadas a temporais. O telefone de contato é o 193.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Aproveite para ler!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.