9 C
Ponta Grossa
terça-feira, julho 23, 2024

MPF notifica Google e Meta sobre criticas ao PL das FakeNews

O Google alterou sua página inicial, que agora tem uma critica ao PL

Ponta Grossa
céu limpo
9 ° C
9 °
9 °
85 %
1.1kmh
3 %
ter
22 °
qua
23 °
qui
25 °
sex
25 °
sáb
24 °

Colunas

Escrito por

O Ministério Público Federal de São Paulo notificou na tarde de ontem (01) o Google e Meta após as empresas emitirem notas criticando a PL 2630, popularmente conhecida como PL das FakeNews. O caso foi registrado um dia antes da Câmara iniciar a votação do projeto, que ocorre ainda hoje (02).

O Google alterou sua página inicial no Brasil | Imagem: Reprodução

Segundo o documento, o Google “estaria lançando uma ofensiva contra o Projeto de Lei nº 2630/2020 que iria além de práticas ordinárias de participação no debate público legislativo”. A bigtech utilizada por quase 96% dos brasileiros para buscas na internet, o google.com, inclui uma notificação em sua página inicial, que leva para um artigo onde a empresa critica a votação do Projeto de Lei.

Continue lendo depois da publicidade:

O MPF ainda afirmou que o Google está favorecendo materiais que critiquem a “PL das FakeNews” de forma irregular. “Segundo o levantamento, tais links que estariam sendo privilegiados estariam aparecendo na primeira página do buscador não como propaganda”, informa o documento emitido pelo MPF.

O que é a PL das FakeNews

A PL das Fake News é um projeto de lei que busca combater a disseminação de notícias falsas na internet. O projeto determina que empresas que atuem como ferramentas de busca, redes sociais e serviços de troca de mensagens tenham uma representação no Brasil.

O projeto também propõe medidas como a transparência nos algoritmos usados pelas plataformas e a responsabilização das empresas por conteúdos falsos divulgados em suas plataformas. A votação do projeto pode impactar profundamente a maneira como as empresas de tecnologia operam no país e como os usuários interagem com a informação na internet.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Pode chamar sua atenção! leia:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.