Nesta quinta-feira (24), Jair Renan, filho mais novo do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi alvo de uma operação policial. A polícia realizou dois mandados de busca e apreensão em endereços ligados a ele, um em Brasília e outro em Santa Catarina.
Durante a operação, a polícia encontrou e apreendeu o celular de Jair Renan em Balneário Camboriú. Nas redes sociais do filho de Bolsonaro, há registros recentes dele na cidade catarinense.
A operação, denominada Nexum, foi realizada em conjunto pelas polícias Civil do Distrito Federal e de Santa Catarina. Ela tem como objetivo investigar um grupo suspeito de estelionato, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e falsificação de documentos. O principal alvo da operação é Maciel Alves de Carvalho, instrutor de tiro e acusado de ser o mentor do esquema criminoso.
Segundo as investigações, o grupo atuava utilizando laranjas e empresas fantasmas. Além disso, há a suspeita de que Maciel utilizava um clube de tiros como fachada para a compra e venda ilegal de armas. A polícia também está investigando a abertura de contas bancárias em nome dos envolvidos na operação.
Operação contra Jair Renan Bolsonaro
Jair Renan, conhecido como “filho 04” de Bolsonaro, tem seu nome envolvido na investigação, mas ainda não se sabe qual seria o seu papel no esquema. Maciel Alves de Carvalho, o principal alvo da operação, foi preso nesta quinta-feira, enquanto outro investigado encontra-se foragido.
As operações anteriores, realizadas este ano, já haviam prendido Maciel por uso de documentos falsos para registro e comércio de armas de fogo, além de suspeita de participação em uma organização criminosa especializada em emissão ilícita de notas fiscais. A partir dos documentos coletados nessas operações anteriores, a polícia avançou na investigação, reunindo mais provas sobre o esquema.
Leia também:
- PF pede quebra de sigilo bancário e fiscal de Jair Bolsonaro
- Possível inelegibilidade de Bolsonaro é julgada pelo TSE
- PF investiga ex-governo Bolsonaro por genocídio após pedido de Dino
A polícia continuará apurando o caso e investigando todas as conexões entre os envolvidos na operação Nexum.