18.6 C
Ponta Grossa
quinta-feira, julho 18, 2024

Coluna – Hierarquização do cabelo

Ponta Grossa
céu limpo
16.7 ° C
16.7 °
16.7 °
78 %
0.7kmh
0 %
qui
21 °
sex
22 °
sáb
22 °
dom
22 °
seg
23 °

Colunas

Escrito por

COLUNA BLACK POWER

Por Nilde Sampaio

Continue lendo depois da publicidade:

Quem diria que um evento de importância Mundial poderia ser também palco de uma injustiça, ou melhor, palco de um exemplo claro de mais uma injustiça que o negro sofre. Estou falando do evento mundial onde diversidade é a palavra chave… as Olimpíadas. Olá touca ‘afro soul’, específica para o cabelo afro usada pelo atleta Alice Dearing, que representa a grã-bretanha e foi vetado de ser usada no evento pela federação internacional de natação (FINA).

Segundo a federação, a touca não segue a forma natural da cabeça. Após perceber o feedback negativo, a FINA resolveu voltar atrás e rever a decisão. Demorou tanto tempo para nós negros aceitarmos os nossos cachos; os nossos cabelos crespos como algo lindo e cada um em seu tamanho de black. Passamos a cuidar cada vez mais de nossos cachos de anjos negros que infelizmente desde séculos atrás eram tidos como duros cabelos feios ‘Bombril’. Isso é só o começo do que as pessoas com cabelo afro ouviram um dia, coisas que a sociedade nos impôs e fez sofrer por anos e anos.

Meninas como eu alisavam o cabelo desde pequena causando, na maioria das vezes, até ferimentos no couro cabeludo para tentar agradar a sociedade. Quantas vezes, assisti reportagens em que meninas relatavam que em entrevistas de emprego, por estarem usando tranças, turbante e penteado black power, ou até mesmo cabelo solto e cacheado já falavam que o perfil delas não se encaixavam da empresa, pois o cabelo delas dava um ar de agressividade e rebeldia. Para que se encaixassem ao perfil da empresa, elas teriam que voltar com cabelo alisado que, provavelmente, as vagas seriam delas. Racismo puro!

Mas hoje estamos nos amando ainda mais; amando nossos traços pretos; em especial a nossa cor e o nosso cabelo, a nossa coroa que muitos ainda querem que nós escondamos com alisamentos, químicas diversas, e até mesmo toucas ‘adequadas’. Estamos cada vez mais exibidos e querendo cuidar e mostrar o quanto somos lindos e capazes de chegar nos lugares com orgulho. Com nossos cachos, com nossas Black Power e com a nossa coroa! Pois como muitos deveriam saber: não somos descendentes de escravos, mas sim de reis, rainhas, príncipes e princesas, por isso entendam de uma vez por todas o motivo do valor do nosso BLACK POWER.


Por Nilde Sampaio e revisado por Heryvelton Martins

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Pode chamar sua atenção! leia:

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.