9 C
Ponta Grossa
terça-feira, julho 23, 2024

Coluna – Que tal uma leitura com os filhos? Bando da Leitura recomenda:

Confira a estreia da coluna do Bando da Leitura no Jornal Colabore

Ponta Grossa
céu limpo
10.6 ° C
10.6 °
10.6 °
83 %
1.2kmh
1 %
ter
22 °
qua
23 °
qui
25 °
sex
25 °
sáb
24 °

Colunas

Escrito por

COLUNA BANDO DA LEITURA

Por Lucelia Clarindo

Continue lendo depois da publicidade:

Olá! Tudo bem? Sou Lucelia Clarindo, coordenadora do Bando da Leitura , uma sala de leitura comunitária que foi idealizada por duas meninas de nove anos em 2007 e ganhou o nome de Bando da Leitura.

O projeto já foi premiado nacionalmente no concurso Ponto de Leitura em 2008 e 2010, onde ganhou uma Sala de Leitura. Neste mês o Bando da Leitura completa 15 anos de ações ininterruptas que mesmo na Pandemia seguiu acontecendo por redes sociais e Google Meet.

São várias as ações do Bando da Leitura e entre elas estão: “vivenciarte”, “ leitura” e “vivência e tarde da saudade”, que é direcionado aos grupos de terceira idade. além destes, o projeto conta com a iniciativa Bando da Leitura – Mulheres, onde, dessa vez, está sendo feita a leitura dos textos da radionovela Corina Portugal.

Alguns dos integrantes do Bando da Leitura resolveram dar algumas dicas que podem ajudar você a sair da dúvida e se divertir com uma boa leitura. Confira a lista completa e não esqueça que o pessoal do projeto pode te ajudar a encontrar o livro (informações ao fim do texto):

A Palavra, O Que É?

Lucas, um dos integrantes, leu o livro de Luís Pimentel e resolveu indicar para os leitores do JC. O livro infantil é “sobre a palavra. Palavra amiga e palavra inimiga, palavra que espanta o medo, palavra que enche a barriga, palavra que canta e que chora. E todas as palavras deste A palavra, o que é? transportam o leitor, de forma lúdica, para um mundo novo de significados. Com lindas ilustrações de Ionit Zilberman, estes versos são um convite ao desenvolvimento da imaginação e da criatividade

Autor: Luis Pimentel
Data de lançamento: 2011
Editora: Positivo

Um Boitatá no Quintal

Já para Emanuelle, a dica de hoje é o livro de João Paulo Hergesel, com ilustrações de Alessandro Fonseca. A obra foi a 7ª impressa pelo Instituto Pegaí no ano de 2021 e desta vez, o protagonista da história é um personagem do nosso folclore: o Boitatá, mas com uma pegada toda “moderna.”

Autor:João Paulo
Data de Lançamento: 2021 (Pegaí)
Editora: Telucazu Edições

Chapeuzinho Adormecida no País das Maravilhas

A Mitizi leu o livro Chapeuzinho Adormecida no País das Maravilhas e resolveu dar a dica para você! A história é para quem adora a Chapeuzinho Vermelha, mas já cansou da mesma história: “No livro, um pai tenta contar a história clássica, mas acaba misturando vários contos de fadas na história de Chapeuzinho Vermelho. Na confusão, aparecem o coelho apressado de Alice no país das maravilhas, um mágico que remete a O mágico de Oz, uma bruxa má, entre outros personagens clássicos. Mas o que inicialmente parecia confuso resulta numa bela surpresa!”

Autor: Flávio de Souza
Data de Lançamento: 2009
Editora: FTD Educação

O Jogo do Pega-Pega

Laura fez uma leitura muito bacana e adivinha… Recomendou o livro para você! A escolha da vez é O Jogo do Pega-Pega, escrito por Flávio Muniz, com ilustrações de Fabiana Salomão. Na obra, a brincadeira de uma bola começa no mato, vai até o sapo, o pato, a jiboia, o peixe e termina no mato. Tudo por meio de frases curtas, sílabas simples, diversão e surpresa.

Autor: Flávia Muniz
Data de Lançamento: 2012
Editora: FTD Educação

O Cachecol Laranja do Mocho

Chegou a vez da Bia, que resolveu indicar o livro O Cachecol Laranja do Mocho. Na história infantil, “o mocho sabe muito bem do que gosta e do que não gosta. É um mocho de muita personalidade. Ele ganhou um cachecol laranja. Será que ele vai gostar?”

Autor: Tatyana Frente
Data de Lançamento: 2013
Editora: Ciranda Cultural

Com Qual Penteado Eu Vou?

Chegou sua vez, Laura! E ela gostou tanto que indicou o livro Com qual penteado eu vou? No livro infantil fala sobre diversidade, respeito e beleza. “A festa de 100 anos do Seu Benedito vai animar toda a família, afinal, agora ele é um centro-ná-rio. Para homenagear seu bisavô nessa data tão importante, suas bisnetas e seus bisnetos irão escolher penteados lindos para participarem da comemoração.”

Autor: Kiusam de Oliveira
Data de Lançamento: 2021
Editora: Melhoramentos

Encontre seu livro no Bando da Leitura

Vale lembrar que os livros citados podem ser encontrados no Pegaí Leitura Grátis e no Bando da Leitura. Depois de um ano difícil, o projeto deve voltar a acontecer presencialmente no dia 17 de março às 14h, se surgir interesse em participar, você pode saber mais pelo Whatsapp (42) 99972-6424, esperamos por você!

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Pode chamar sua atenção! leia:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.