O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de tempestade de grande intensidade para a região sul do Brasil, que inclui o estado do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O alerta, classificado como perigo, teve início na manhã deste domingo (2) e encerra apenas na tarde desta segunda-feira (4), podendo registrar fortes ventos e chuva intensa.
De acordo com o INMET, são esperados durante esse período chuvas intensas, com acumulados entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos com velocidade entre 60 e 100 km/h, além da possibilidade de queda de granizo. Essas condições climáticas representam riscos como corte de energia elétrica, danos em plantações, quedas de árvores e possíveis alagamentos.
Diante dessa previsão, o INMET orienta a população a tomar algumas medidas preventivas. Em caso de rajadas de vento, é recomendado evitar abrigar-se debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas. Além disso, é importante não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Leia também:
- Temporal deixa carro submerso na BR-376 em Ponta Grossa
- Câmara dos deputados deve votar marco temporal de terras indígenas
- Jovem que tentou matar prefeita de Carambeí tem esquizofrenia, afirma família
Outra medida preventiva é desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, caso seja possível, a fim de evitar danos causados por descargas elétricas, destacou o Instituto Nacional de Meteorologia.
Parte de Ponta Grossa deve ficar em alerta
O Instituto afirmou que a cidade de Ponta Grossa não deve receber a tempestade de forma tão intensa, mas demonstrou preocupação com as áreas mais ao sul da cidade, como o bairro Cara-Cará, que pode receber parte dos ventos e chuva forte. As demais regiões da cidade, no entanto, estão com alerta de Perigo Potencial, podendo registrar chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo.
Alerta de tempestade no sul: o que fazer?
Para obter mais informações e orientações sobre como agir durante a tempestade, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do telefone 199 e com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.