Os pais do pequeno João Guilherme Weiber Figueroa, de 3 anos, que faleceu em Ponta Grossa na última sexta-feira (18), comoveram a internet ao compartilharem um emocionante vídeo em homenagem ao filho. A morte da criança foi confirmada após ele arrancar sua traqueostomia.
A criança estava internada no Hospital Universitário Materno Infantil da UEPG (HUMAI) quando arrancou a traqueostomia e ficou sem oxigênio, o que ocasionou uma lesão grave no cérebro. Diante do caso grave, a equipe médica não teve escolhas e foi decidido desligar os equipamentos.
No vídeo, os pais expressam sua gratidão às equipes médicas que cuidaram do filho ao longo dos três anos de sua vida. Eles também compartilham fotos e vídeos que relembram os momentos felizes vividos ao lado de João Guilherme.
Veja o vídeo em memória de João Guilherme
“Meu sorriso é minha marca registrada”, assim começa o vídeo feito pelos pais do pequeno em homenagem ao pequeno João. A criança passou pelas vidas de Rodrigo, Daiane e André, os pais e irmão, por três anos, o que já é suficiente para iluminar a vida da família, que em vídeo agradeceu por todo esse período de amor.
“Seu brilho será eterno!
Obrigado João”, assim encerra o vídeo.
O que é traqueostomia, tratamento usado no pequeno João Guilhereme?
A traqueostomia é um procedimento médico que consiste na criação de uma abertura na traqueia, por meio de uma incisão cirúrgica, para permitir a passagem de ar diretamente para os pulmões. Esse procedimento é realizado quando há obstrução das vias aéreas superiores ou quando há necessidade de auxílio na respiração de um paciente.
A traqueostomia é indicada em situações em que a respiração do paciente está comprometida, seja por doenças respiratórias, como a obstrução das vias aéreas devido a tumores, inflamações ou infecções, ou por traumas na região do pescoço que possam afetar diretamente a passagem de ar.
Leia também:
- O cão viral dos memes ‘doge’ morre após luta contra o câncer
- Criança que brincava com calcário morreu de asfixia, concluem autoridades
- Homem morre em grave acidente na estrada de Itaiacoca
Durante a cirurgia de traqueostomia, um tubo de traqueostomia é inserido na abertura criada na traqueia, permitindo a passagem do ar diretamente para os pulmões. Esse tubo pode ser conectado a um ventilador mecânico, que auxilia na respiração do paciente, ou a um dispositivo de traqueostomia, que permite que o ar entre e saia dos pulmões de forma mais eficiente.