Na sexta-feira (29) a Prefeitura de Ponta Grossa revogou quase todas as medidas de combate a Covid-19 no município. Em entrevista ao JC, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jefferson Leandro Gomes Palhão, afirmou que a decisão é lamentável. “A prefeita tinha em mãos as nossas recomendações”, afirmou o presidente.
O Conselho se mostrou preocupado com possíveis novos surtos da infecção, uma vez que as medidas também retiram a restrição de ocupação em eventos na cidade. “Nós nem sabemos o quanto vai disparar essa curva de contaminação, mas vamos ficar de olho”, relatou o conselheiro.
O presidente ainda disse que a solução era manter as medidas. “Ficamos preocupados em hospitais começarem a lotar de novo” disse Jefferson.
Além de tirar a restrição na ocupação em eventos, a medida também tira a obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes abertos. A obrigatoriedade do uso da proteção facial e distanciamento permanece apenas em ambientes fechados de uso público.
Situação atual de Ponta Grossa
Atualmente o município registra queda no número de casos da Covid-19, um dos motivos é o avanço da vacinação. Mesmo com o avanço, o total da população totalmente vacinada ainda não alcança nem os 50% – imunizada com as duas doses ou dose única da vacina. (Dados: Vacinômetro e IBGE).
Vale ressaltar que com apenas uma dose a eficácia do imunizante fica comprometida.