A Secretaria da Justiça e Cidadania do Paraná, por meio do Procon-PR, irá convocar, na próxima semana, as empresas responsáveis pela organização de grandes eventos no Estado. O objetivo é garantir o cumprimento da Portaria 35/23, da Secretaria Nacional do Consumidor, que estabelece medidas para assegurar a saúde do público em eventos de grandes proporções, mesmo nos dias de calor intenso.
Com as altas temperaturas registradas nos últimos dias, a preocupação com o bem-estar dos consumidores em eventos como shows e festivais cresceu. A Secretaria tem como objetivo garantir a saúde e a segurança do público, assegurando que as pessoas tenham acesso imediato à água nestas situações.
Claudia Silvano, coordenadora do Procon-PR
- “Mesmo que haja venda de alimentos e bebidas nos eventos, o acesso gratuito à água potável deve ser garantido pelos organizadores dos eventos”
De acordo com a Portaria 35/23, é obrigatória a instalação de ilhas de hidratação de fácil acesso a todos os participantes, sem custos adicionais ao consumidor. Além disso, os organizadores devem garantir a estrutura necessária para o resgate de participantes em casos de emergência.
Leia também:
- NX Zero realiza show na München Fest em PG
- Confira os shows confirmados para a Münchenfest 2023
- Tibagi decreta situação de emergência por conta das chuvas
Também é permitido que os consumidores entrem nos eventos com garrafas de uso pessoal, que poderão ser reabastecidas gratuitamente em bebedouros de fácil acesso.