20.4 C
Ponta Grossa
quarta-feira, abril 24, 2024
Agência Nacional / Acervo

UFPR revoga títulos honoríficos de presidentes da Ditadura Militar

Reitor da Instituição afirmou que ser contra a ditadura e afirmou: “ditadura militar nunca mais”

Ponta Grossa
nuvens dispersas
18.7 ° C
18.7 °
18.7 °
89 %
1.6kmh
30 %
qua
26 °
qui
23 °
sex
26 °
sáb
28 °
dom
28 °
Escrito por
Com informações deRICtv

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) anunciou nesta segunda-feira (1º) a revogação dos títulos de “doutor honoris causa” concedidos a agentes da ditadura cívico-militar no Brasil. A decisão foi tomada após nove meses de denúncias sendo divulgada pelo reitor Ricardo Marcelo Fonseca, por meio das redes sociais.

Os títulos conferidos ao presidente Humberto de Alencar Castelo Branco (31 de julho de 1964), ao presidente Artur Costa e Silva (18 de setembro de 1968) e ao presidente Ernesto Geisel (13 de janeiro de 1976 – entregue em 16 de janeiro de 1981) foram cassados após votação no Conselho Universitário (Coun) da UFPR. A decisão contou com 40 votos favoráveis e apenas 3 contrários.

Continue lendo depois da publicidade:

“A nossa instituição renovou hoje seu compromisso com a democracia, com a memória, com a verdade e com o futuro. Ditadura, nunca mais!”, afirmou o reitor Fonseca. Ele também ressaltou que desconhecia a existência dos títulos e só tomou conhecimento após a denúncia. Após analisar toda a documentação, foi marcada a sessão do Coun para deliberar sobre o assunto.

O título de “doutor honoris causa” é a mais alta distinção concedida por uma universidade a pessoas que se destacam por seu prestígio social ou contribuição científica, intelectual, acadêmica, cultural ou artística.

Leia também: Conheça os 11 candidatos à presidência nas eleições de 2022

A revogação dos títulos ocorreu no dia em que o país lembra os 60 anos do golpe cívico-militar, que começou em 31 de março de 1964. Esse evento resultou na deposição do então presidente brasileiro João Goulart, dando início à ditadura militar que durou até 1985.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Aproveite para ler!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.