O secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que a cidade Apucarana está passando pelo pior momento da história em relação à dengue. De acordo com o secretário, a cidade está enfrentando uma explosão de casos de dengue.
Beto Preto ressaltou que a cidade nunca teve uma epidemia tão grave e que o trabalho de combate à doença sempre foi bem feito. A situação atual representa um desafio para as autoridades de saúde. Para combater a dengue, a prefeitura está realizando a aplicação de fumacê em toda a área urbana de Apucarana.
Leia também: Prefeitura notifica donos de imóveis abandonados em PG
Até o momento, foram concluídos sete ciclos de fumacê em 1.200 quarteirões, e outros cinco ciclos foram autorizados para mais 1.500 quarteirões. A intenção é abranger toda a cidade com essa medida. No entanto, Beto Preto ressalta que o fumacê não é suficiente para exterminar todos os mosquitos transmissores da doença.
Segundo o secretário, o fumacê consegue eliminar apenas entre 40% e 50% da população de mosquitos. Por isso, a remoção mecânica dos focos da dengue é fundamental para o controle da epidemia.
A população também é chamada a colaborar no combate à dengue, adotando medidas preventivas em suas residências e eliminando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, afirmou Beto Preto.