17.2 C
Ponta Grossa
terça-feira, março 5, 2024
Reprodução

Quem foi Fabiano Côrtes, ex-presidente da Alep que morreu

Paraná perde um dos grandes nomes da política estadual

Ponta Grossa
nublado
17.2 ° C
17.2 °
17.2 °
97 %
1.1kmh
99 %
ter
24 °
qua
23 °
qui
24 °
sex
26 °
sáb
26 °
Escrito por

Neste sábado (13), o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Fabiano Braga Côrtes, faleceu aos 90 anos. A causa da morte não foi divulgada até o momento. O velório está programado para ocorrer neste domingo (14), das 8h às 11h, na Capela Vaticano, segundo informações apuradas pela rádio CBN.

Fabiano Braga Côrtes é considerado um dos principais nomes da história política do Paraná. Ele ocupou a presidência da Assembleia Legislativa na década de 1960 e teve uma trajetória marcante na política paranaense. Além de ter sido deputado estadual, ele também atuou como deputado federal, vereador de Curitiba, chefe da Casa Civil do Governo do Paraná no início da década de 1980 e diretor da Itaipu Binacional.

Continue lendo depois da publicidade:

Em decorrência do falecimento, a Assembleia Legislativa decretou luto oficial por três dias. O presidente da Casa, Ademar Traiano, divulgou uma nota lamentando a perda: “O Paraná perde um homem público que deu sua contribuição no Legislativo e no Executivo com retidão e eficiência. Fez muitos amigos por onde passou e deixou sua marca na Assembleia, na Câmara Federal e no governo do Paraná. Nossos mais sinceros sentimentos à família”.

O deputado estadual Alexandre Curi, primeiro-secretário da Mesa Diretora na Assembleia, também expressou sua tristeza e prestou homenagem a Fabiano Braga Côrtes: “Morreu hoje meu bom amigo Fabiano Braga Côrtes. Ele foi meu presidente na Assembleia Legislativa do Paraná. Além de deputado estadual, também foi deputado federal e secretário de Estado. Tive a honra de ser vereador ao lado de dois de seus filhos, Fabianinho (falecido) e Felipe Braga Côrtes. Também fui vereador junto com sua prima, Julieta Reis”.

Quem foi Fabiano Côrtes?

Fabiano Braga Côrtes, político e advogado paranaense, teve uma trajetória marcada por importantes contribuições para o estado. Nascido em 14 de maio de 1933, na cidade de Lapa, Côrtes se destacou tanto na esfera legislativa quanto no âmbito executivo.

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Curitiba, em 1959, Côrtes iniciou sua carreira como procurador do Estado. Posteriormente, ingressou na política, sendo eleito vereador de Curitiba. Em 1963, conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná, onde atuou em diversas comissões, como a Comissão Permanente de Reforma a Constituição, Terras, Colonização e Imigração, Orçamento, Agricultura, Indústria e Comércio, e Saúde Pública.

Leia também: Professora de PG morre após acidente com churrasqueira

A dedicação e competência de Côrtes o levaram à presidência da Assembleia Legislativa entre os anos de 1979 e 1980, período em que exerceu um importante papel na condução dos trabalhos legislativos e no fortalecimento da democracia no estado.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Aproveite para ler!

Inscrever-se
Me notifique
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja os comentários
Direitos Autorais

.