A Viação Campos Gerais (VCG) está realizando uma ação especial em celebração ao bicentenário da cidade de Ponta Grossa. Como parte dessa iniciativa, a empresa irá disponibilizar gratuitamente várias miniaturas do ônibus com uma pintura exclusiva, retratando as diferentes fases pelas quais a empresa passou ao longo dos anos.
Conforme informações fornecidas pela empresa à equipe do Jornal Colabore, a distribuição das miniaturas terá início na manhã desta quinta-feira (14) no Ponto de Venda (PDV) localizado no Terminal Central. Além disso, algumas miniaturas também serão distribuídas durante o desfile em comemoração aos 200 anos da cidade de Ponta Grossa, que acontecerá nesta sexta-feira (15) na Avenida Vicente Machado, região central da cidade.
A VCG informou que possui uma quantidade limitada de miniaturas de ônibus disponíveis para distribuição neste primeiro momento e ressaltou que os interessados devem se apressar para garantir o seu ônibus exclusivo.
Miniaturas da VCG podem ser vistas em tamanho real nas ruas de PG
Através de um dos veículos da frota, a VCG conta a história da cidade por meio das últimas identidades visuais que marcaram a operação do serviço. A proposta de homenagear a cidade com a própria história da frota surgiu do diretor de Operacional, Luciano Gulin, que propôs resgatar sentimentos de nostalgia dos pontagrossenses. “Ao relembrarmos a história, resgatamos memórias e também a nossa própria trajetória no transporte coletivo, em diferentes momentos da vida de cada um”, destaca.
O diretor de Relações Institucionais, Rodrigo Venske, explica que este ônibus faz parte das comemorações do aniversário da cidade e também dos 60 anos da Viação Campos Gerais, que serão celebrados em abril do próximo ano. “Temos trabalhado para mudar a percepção das pessoas em relação ao transporte coletivo, mostrando sua importância e relevância para a sociedade como um todo, tanto para os clientes diretos quanto indiretos”, revela.
O veículo apresenta quatro padrões de pintura que representam diferentes momentos da história da cidade. O primeiro padrão, vermelho e branco, remete aos anos 60, década de 70 e início dos anos 80. O segundo padrão relembra o período em que as faixas vermelhas foram substituídas pelas azuis, em homenagem às cores da bandeira. Essas características fizeram parte da frota entre o início dos anos 90 e 2002.
Com a evolução do transporte coletivo, que passou de permissão para concessão, o governo municipal sugeriu o padrão cinza com faixa vermelha como layout. No final de 2009 e início de 2010, surgiu o modelo atual, com cores sólidas e de fácil manutenção, diferenciando a frota em: midbus (amarelos), convencionais (laranjas) e verde e azul para articulados. “Toda essa evolução acompanhou o progresso de Ponta Grossa, a expansão das linhas em uma das grandes cidades do Estado, com uma maior distância entre seus extremos”, reforça Venske.
Leia também:
- Desfile dos 200 anos tem recorde de inscritos em PG
- Desfile do 7 de setembro reúne 8 mil pessoas no centro de PG
- Serviço de análise de crédito ajuda comerciantes de PG
O veículo em homenagem à história fará parte da frota até 30 de abril de 2024 e percorrerá, a partir de 2 de setembro, todas as regiões da cidade.