A Polícia Federal realizou uma operação nesta sexta-feira (18) para cumprir mandados de prisão contra membros da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal. Eles são suspeitos de omissão nos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro (8/1). Entre os presos estão o atual comandante-geral da PM, coronel Klepter Rosa Gonçalves, e o ex-comandante Fábio Augusto Vieira.
Além deles, também foram detidos o coronel Paulo José Ferreira de Souza Bezerra, o coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues e o tenente Rafael Pereira Martins. Dois outros alvos de prisão, o coronel Jorge Naime e o tenente Flávio Silvestre Alencar, já estavam detidos.
Cúpula da PM presa no Distrito Federal
Os mandados de prisão foram autorizados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, a pedido da Procuradoria-Geral da República. As prisões são resultado das investigações sobre a omissão de autoridades nos atos golpistas ocorridos em janeiro.
Os suspeitos estão sendo acusados de crimes contra o estado democrático, dano qualificado e violação dos deveres funcionais estabelecidos na Constituição e nas normas da PM do Distrito Federal.
O que foi o 8 de janeiro?
Na tarde de dia 8 de janeiro, um grupo de golpistas invadiu a sede do Palácio do Planalto e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em Brasília. As equipes de segurança foram acionadas, mas não contiveram a multidão.
Leia também:
- Dados revelam que 9 em cada 10 bolsonarista não foram punidos por atos golpistas em Brasília
- Funcionário da Prefeitura de PG é exonerado depois de participar de ato golpista em Brasília
- Bolsonaristas bloqueiam rodovias e deixam crianças presas dentro de escolas em PG
De acordo com informações oficiais, as manifestações, chamadas oficialmente de terroristas, ganharam maior número com a chegada de diversos ônibus de apoiadores bolsonaristas.