19.3 C
Ponta Grossa
quinta-feira, fevereiro 29, 2024
Divulgação

Máscaras deixam de ser obrigatórias na UPAs de PG

Dispositivo de segurança deverá ser usado apenas por pacientes com suspeita ou confirmação de Covid ou outras doenças transmitidas por gotículas

Ponta Grossa
nublado
19.3 ° C
19.3 °
19.3 °
96 %
0.9kmh
100 %
qui
29 °
sex
27 °
sáb
28 °
dom
31 °
seg
21 °
Escrito por

Depois de mais de 3 anos do início da pandemia da Covid 19, a utilização da máscara cirúrgica tornou-se rotina dos profissionais de saúde e pacientes atendidos em hospitais, clínicas e unidades de pronto atendimento (UPA). Contudo, com a redução no número de casos suspeitos e confirmados, a máscara deixa de ser obrigatória nas duas UPAs de Ponta Grossa a partir de hoje (12).

A decisão foi tomada pelos responsáveis das unidades com base na nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, publicada em abril deste ano, que flexibilizava o uso da máscara cirúrgica nos serviços de saúde, deixando a decisão de manter ou suspender o uso aos gestores de cada unidade, considerando os indicadores locais.

Continue lendo depois da publicidade:

Com a redução drástica dos casos de Covid observada no mês de junho, o serviço de controle de infecção hospitalar das UPAs optou pela suspensão da obrigatoriedade do uso da máscara dentro das unidades.

Leia também:

O enfermeiro responsável pelo serviço de epidemiologia e controle de infecção hospitalar da UPA Santana, Helton Oliveira, relata que o número de casos vem caindo mês a mês. “Para se ter uma ideia, em dezembro de 2022 aqui na UPA Santana tivemos 174 pacientes que testaram positivo para Covid, número que foi caindo até chegar a apenas 4 no mês de junho, quantitativo baixo se considerarmos que estamos no inverno, mês mais propício para propagação do vírus”, relata o enfermeiro.

Mascaras deixam de ser obrigatórias

Mesmo com o fim do uso das máscaras é importante destacar que em alguns casos o uso do dispositivo de segurança é recomendado. “É necessário que a população entenda que é necessário usar máscara caso esteja com caso suspeito ou confirmado de Covid, ou outra síndrome respiratória, dentro ou fora da UPA. Assim conseguimos ajudar na prevenção e evitar que o vírus se espalhe novamente”, salienta Helton.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

DIÁRIO DE OBRAS: 23/02

DIÁRIO DE OBRAS: 27/02

Aproveite para ler!

Inscrever-se
Me notifique
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja os comentários
Direitos Autorais

.