A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa vai discutir na próxima quarta-feira (22) o Projeto de Lei 11/2023, de autoria do vereador Geraldo Stocco, que diz respeito a organização dos fios de luz na rede de transmissão de energia da cidade de Ponta Grossa. O projeto prevê que a concessionário responsável revise as normas técnicas, afim de evitar possíveis acidentes na rede.
Segundo Geraldo Stocco, o objetivo é solucionar o problema de abandono de fios e cubos, que ficam soltos nos postes ao longo de toda a região. “A presença desses fios é altamente prejudicial para a sociedade”, explicou o vereador ao detalhar os riscos que os fios soltos podem causar para a sociedade.
A medida ainda detalha que a empresa responsável, que descumpri as normas ao ocupar áreas proibidas, terá 12 meses para solucionar o problema. Caso a concessionaria siga descumprindo com a lei, haverá penalizações e notificações até que o problema seja resolvido.
Poluição urbana
Em defesa do Projeto de Lei, o vereador ainda explicou que é obrigação do município prestar pela estética urbana, que é muito afetada pelo emaranhado de fios. “O município deve proteger o meio ambiente da poluição”, explica o texto ao dizer que os fios são um tipo de poluição da cidade.
O PL ainda segue em segunda discussão na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa e se aprovado começa a valer em todo o município de Ponta Grossa.