A Meta anunciou nos últimos dias que vai revisar as políticas de proibição de mamilos femininos na plataforma, isso porque o Conselho da Meta considerou injusta a exclusão de uma publicação onde um casal exibia os mamilos e falava sobre a saúde das pessoas transgéneros na descrição da foto.
A medida de deletar a publicação com mamilos de um casal não binário foi vista como preconceito pelos internautas. Em resposta aos questionamentos, o comitê de supervisão da Meta informou que de fato política de nudez não são claras e solicitou uma revisão, que vai ocorrer conforme decisão da gigante da tecnologia.
“A remoção dessas imagens não é consistente com os valores da Meta e suas responsabilidades de direitos humanos”, afirmou o conselho de supervisão da empresa na última terça-feira (17). Os pesquisadores e especialistas que fazem parte do comitê explicaram que isso ocorre, pois, a inteligência artificial pensa de forma binária sobre o gênero—considerando apenas o masculino e feminino.
A inteligência artificial nas redes sociais
Nos últimos anos as I.A (Inteligências Artificiais) se tornaram ainda mais presentes nas redes sociais. No Instagram e Facebook a situação não é diferente, isso porque a rede social consegue analisar conteúdos abusivos ou agressivos aos usuários e deletar automaticamente da plataforma.
O sistema usado engloba o Machine Learning, quando o computador apreende com o tempo como entender as fotos e comentários na rede. Como os sistemas ainda usam padrões antigos, eles ainda têm dificuldades em entender os gêneros não cis.