Neste mês, sexta-feira (26), acontece a Black Friday. Em Ponta Grossa, segundo pesquisa da Federação Paranaense das Associações Comerciais e Industriais do Paraná (FACIAP), 44% das empresas devem realizar algum tipo de promoção.
Para o presidente do Sindilojas de Ponta Grossa, José Loureiro Neto, o fim de ano deve ser animado para PG. “Estamos em ritmo de retomada e as famílias estão retornando às compras” afirmou o presidente. Segundo a pesquisa da FACIAP, Ponta Grossa deve ter um crescimento econômico de 60%.
O período é visto com otimismo por alguns empresários que pretendem usar a Black Friday e o período de fim de ano para recuperar as vendas perdidas no fim do ano passado.
Empregabilidade
Em Ponta Grossa, a pesquisa apontou que 38% dos empresários devem contratar funcionários temporariamente para suprir a alta demanda. Em outras cidades, como Londrina, esse número é ainda maior, chegando a mais de 60%.
Segundo a pesquisa, a média de contratação temporárias é de 3 funcionários por empresa. Metade dos empresários pretendem contratar ao menos 2 pessoas no período de fim ano.
Origem da Black Friday
Nos Estados Unidos, a Black Friday acontece logo após o Dia de Ação de Graças, que é um feriado americano muito conhecido por lá. Neste dia, as famílias se reúnem para comemorar. No dia seguinte acontece o que as autoridades chamavam de Black Friday, quando as pessoas voltam para suas casas, o que provoca enormes congestionamentos.
O nome Black Friday carregava uma conotação negativa, e servia para demarcar dias de grande crise na cidade de Filadélfia. Por perceber que o período poderia render maiores vendas, os comerciantes americanos resolveram criar a “Big Friday” (Grande Sexta-feira), mas que acabou não se popularizando.
Em meados de 1980, os comerciantes resolveram usar o termo “Black Friday” para dar nome ao dia que eles realizavam as maiores promoções. Com a globalização o termo ficou mundialmente conhecido e chegou até aqui, em Ponta Grossa.