No retorno da competição continental, paralisada para a execução da Copa América, Athletico, Bragantino, Grêmio e Santos conquistaram vitórias importantes nos jogos de ida validos pelas oitavas-de-finais.
Athletico
Classificado como líder do grupo D com 15 pontos, o Furacão foi até a Colômbia encarar a o América de Cali. A equipe de Antônio Oliveira vinha de cinco vitórias e uma derrota na competição, enquanto os comandados de Juan Carlos Osório jogavam sua primeira partida em 49 dias depois da eliminação na Copa Libertadores. Apesar da melhor fase, o Rubro Negro só conseguiu garantir a vitória no segundo tempo, com Nikão garantindo a vitória para o Furacão por 1×0.
Bragantino
O RB Bragantino viajou até a Equador para enfrentar a equipe do Independiente del Valle. Na altitude e com um a mais em campo, o Massa Bruta não tomou conhecimento dos donos da casa e venceu pelo placar de 2×0. Os gols foram marcados por Fabrício Bruno e Eric Ramirez. Com a vitória, o Braga pode até perder o jogo da volta por um gol de diferença que ainda garante a classificação.
Grêmio
Dono da melhor campanha da competição e único invicto, o Imortal derrotou a LDU no Equador pelo placar de 1×0. O gol foi de cabeça pelo zagueiro Léo Pereira. Os comandados de Felipão conquistam a primeira vitória sobre o novo comando técnico e voltaram a vencer após nove jogos sem saber o que era ganhar em uma partida oficial.
Santos
Vindo da Libertadores após a eliminação na fase de grupos, o Santos recebeu o Independiente na Vila Belmiro e acabou com a invencibilidade dos argentinos na competição. Melhor em campo, o Peixe derrotou os Rojos por 1×0, gol marcado por Kaio Jorge durante a segunda etapa da partida. O Alvinegro poderia ter ampliado, mas parou na ótima atuação do goleiro Sebastián Sosa.
Por Lucas Ribeiro (Repórter verificado) e revisado por Heryvelton Martins