A cidade de Ponta Grossa lamenta a morte de Helcio Kovaleski, estudante assíduo da graduação por mais de quatro décadas no Jornalismo UEPG, que faleceu nesta segunda-feira, 5 de julho, na cidade de Ponta Grossa (PR). Helcio teve uma atuação reconhecida na imprensa regional, no teatro, na literatura, no cinema e no fomento das políticas culturais do município e do estado do Paraná.
Além disso, Helcio foi colaborador assíduo nos últimos anos do jornal Le Monde Diplomatique Brasil, escrevendo sobre cultura, e representante da macrorregião dos Campos Gerais no Conselho Estadual de Políticas Culturais do Paraná (Consec). Ele também representou em mais de uma ocasião o setor de teatro no Conselho Municipal de Política Cultural, onde teve atuação destacada na formulação das políticas vigentes.
Acompanhou desde sempre a cultura de PG
Durante a pandemia, Helcio acompanhou de forma crítica e participativa o processo de implementação e regulamentação da Lei Aldir Blanc no estado do Paraná. Além disso, neste ano, ele se mostrava animado com a possibilidade da reedição do livro ‘Festival Crítico: uma década escrevendo sobre o Fenata (Toda Palavra, 2014)’, coletânea de artigos publicados na imprensa local sobre o Festival Nacional de Teatro da UEPG – até hoje único livro focado no evento.
Leia também:
- Um jornalista que escreveu a história da cultura em Ponta Grossa
- Prefeita quebra compromisso e planeja extinguir Fundação Municipal de Cultura
- Universidade de PG oferta assessoria administrativa gratuita a microempreendedores
O Curso de Jornalismo da UEPG lamenta profundamente a morte de Helcio Kovaleski e presta condolências à sua família e amigos neste momento difícil.