A Prefeitura de Ponta Grossa divulgou recentemente uma licitação para a construção do prédio-sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que será localizado no Parque Margherita Masini, na Rua Estanislau Anastácio Piekarski, região do Bairro Estrela. Conforme o documento oficial, o projeto prevê a construção de um edifício com mais de 2 mil metros quadrados e investimento máximo estipulado em R$ 8.865.158,73 pela administração municipal.
A equipe do Jornal Colabore teve acesso ao projeto divulgado junto à licitação da construção da sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em Ponta Grossa. O projeto contempla a construção da sede e também prevê a criação de uma área destinada a caminhadas dentro dos extensos 53 mil metros quadrados de terreno onde será localizado o prédio.
Em 2020, a Prefeitura de Ponta Grossa havia se manifestado afirmando que até o final daquele ano a secretaria já teria uma nova sede, mas o projeto não foi concluído. Naquela época, a ideia era construir apenas 900 metros quadrados para a nova sede, com containers e investimentos provindos de um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). Tanto o secretário quanto a prefeita defendiam que a construção deveria ser sustentável, com reaproveitamento de água e aproveitamento de luz natural.
Um sonho antigo de PG
A população de Ponta Grossa espera há anos pela manutenção do Parque Margherita Masini, que está abandonado há mais de 10 anos pela administração municipal. Em 2020, os moradores comemoraram o anúncio de manutenção do parque, mas depois de algum tempo desistiram da ideia, aceitando que nada mudaria.
Durante esse período, a região foi palco frequente de crimes, como assaltos e até execuções. Agora, a população volta a comemorar a manutenção do parque que foi abandonado em 2003 em Ponta Grossa.