Um homem foi preso em flagrante nesta quinta-feira (11) com duas armas de fogo sem registro em Castro, nos Campos Gerais do Paraná. Ele é suspeito de envolvimento nos atos golpistas do dia 8 de janeiro em Brasília, quando terroristas bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes.
A prisão faz parte da 11ª fase da Operação Lesa Pátria, da Polícia Federal (PF), que cumpriu 19 mandados de busca e apreensão no Paraná, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Além de Castro, onde foram cumpridos 15 mandados, os agentes também realizaram buscas em Missal, Londrina e Cornélio Procópio.
Segundo a PF, o objetivo da operação é identificar pessoas que financiaram e fomentaram os ataques golpistas em Brasília. Além do Paraná, também foram cumpridos mandados de busca e apreensão em São Paulo e Mato Grosso do Sul, totalizando 22 ordens judiciais.
Durante a ação, os policiais apreenderam carros, armas de fogo e munições. O homem preso em Castro foi encaminhado à delegacia e deve ter uma fiança arbitrada, de acordo com a polícia.
Os suspeitos de participação e financiamento dos atos golpistas são investigados por seis crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito; golpe de Estado; dano qualificado; associação criminosa; incitação ao crime; destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido