Parece que a pandemia da Covid-19 deixou marcas bem profundas para o mundo dos videogames, isso porque o cenário que as produtoras tinham em 2019 não parece ser o mesmo. Empresas como Microsoft, Nintendo e até mesmo a Ubisoft já haviam manifestado sua falta de interesse na E3, que com todas essa negativas acabou não resistindo para a edição 2023.
Esse ano o evento, um dos maiores do mundo gamer, retornaria para a edição presencial, já que desde 2019 isso não acontece. Mas, para a tristeza de alguns, a pandemia fez com que as produtoras de games percebessem a importância das redes sociais e a internet para divulgar seus lançamentos; tudo isso somado fez com gigantes do entretenimento cancelassem sua participação na E3.
Segundo e-mail enviada para os funcionário do evento o motivo do cancelamento é claro: “simplesmente não atraiu o interesse necessário para ser realizada de uma forma que mostrasse o tamanho, a força e o impacto do nosso setor [de games]”. Um dos responsáveis pela E3, Kyle Marsden-Kish, enviou uma nota a imprensa agradecendo a todas as empresas que haviam confirmado presença: “Agradecemos e entendemos que as empresas interessadas não teriam demos jogáveis prontas, e desafios de recursos se tornaram um obstáculo insuperável para participar da E3.”
O fim de uma era?
Ainda é cedo para questionar se o evento vai ter força nos próximos anos, já que tudo pode mudar. O que se sabe é que a edição de 2023 já estava com o pé na cova, isso porque o cancelamento do evento já era especulado por jornalistas e especialistas da área desde janeiro.
Vale lembrar que no ano passado também ocorreu a mesma coisa, a E3 foi cancelada por falta de participação das empresas.