Uma professora do Colégio Sagrada Família em Ponta Grossa foi registrada realizando a saudação nazista na tarde de sábado (09) na sala do 3º ano do ensino médio. Nas imagens, a professora aparece com a bandeira do brasil e parece fazer o sinal de “sentido” logo antes de realizar a saudação nazista.
O caso foi registrado em um momento ‘descontraído’ na sala, fato que se comprova ao ver que todos riem da ação da professora de redação da instituição. Além de aparecer com a bandeira sobre os ombros, a professora também tem algumas imagens de Jair Bolsonaro presas a camiseta.
Confira o vídeo:
Nas redes sociais, o Colégio se manifestou sobre o assunto, onde repudiou a ação da colaboradora e afirmou que já foram tomadas as medidas cabíveis sobre o caso. Segundo a instituição, eles “repudiam ações que venham a ferir os valores de vida, da moral e da ética.”
O Instituto Brasil-Israel também se manifestou sobre o assunto, onde mostrou extrema preocupações com a situação. “O caso exemplifica os alertas de que as ocorrências neonazistas têm crescido no Brasil nos últimos anos, seja contra judeus ou contra outros grupos, como negros e pessoas LGBTQIA+”, explica o instituto.
O instituto também criticou a direção da escola, que não informou qual a medida tomada para combater o neonazismo. “É preciso tomar medidas mais duras para frear a ascensão do neonazismo”, afirma.
O que é uma saudação nazista?
A saudação nazista foi usada na Alemanha por quem cultuava a figura de Adolf Hitler, que governou o país nas décadas de 1930 e 1940. Hitler é a figura central do nazismo, ideologia que causou a morte de milhares de pessoas em campos de concentração, camaras de gás e incêndios.
Atualmente, o símbolo está intrinsicamente ligado ao neonazismo, ideologia que surgiu logo após o fim da segunda guerra e resgata os pensamentos e conceitos nazistas.