O candidato a deputado federal Jocelito Canto (PSDB) teve sua candidatura indeferida no dia 22 de outubro, o que não impediu que o político alcançasse mais de 55 mil votos somente em Ponta Grossa; Jocelito teve 55.694 votos, 30,16% do total de votos válidos na cidade para o cargo de deputado federal.
Sua candidatura foi indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) por quatro votos a dois, pois os desembargadores entenderam que ele não poderia assumir o cargo devido a sua condenação de enriquecimento ilícito e ter pago a multa de R$ 123 mil recentemente.
Beto Richa assume a vaga
Com a sua saída, quem se deu bem foi Beto Richa (PSDB), que integra o mesmo partido de Jocelito. Richa foi governador do estado do Paraná entre 2010 e 2018, quando deixou o cargo para concorrer ao Senado e não se elegeu.
Beto Richa fica no cargo apenas se Jocelito Canto não conseguiu reverter sua situação junto à Justiça Eleitoral, que informou que o pedido de revisão, feito por Jocelito, ainda segue em análise. O candidato se mostrou confiante com o resultado onde agradeceu os ponta-grossenses e não demonstrou interesse em desistir do caso.
Citamos que a candidatura de Jocelito havia sido cassada, mas na realidade foi indeferida pela Justiça, pedimos desculpas pelo erro.