O Jornal Colabore noticiou no dia 23 o caso de racismo que foi registrado dentro da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde os acadêmicos de agronomia compartilharam diversas mensagens racistas e homofobicas, até mesmo com a presença do símbolo nazista. Diante da situação manifestamos nosso apoio aos acadêmicos e a própria população, que se sentiram ofendidas com o ato criminoso.
Não podemos tolerar que isso passe impune, não podemos tolerar que uma instituição como a UEPG demore mais de um mês para enfim tomar providencias, estas que nem chegam perto daquelas que nós esperamos. É hora de todos os grupos políticos da instituição, Centros Acadêmicos, Atléticas e Grupos em geral, unirem forças para mostrar o poder da diferença!
Manter um caso como esse impune é o mesmo que acabar com a luta de um povo, que muito sofreu e vem sofrendo. Não basta dizer que é contra, ou mesmo afirmar que irá realizar campanhas de conscientização, precisamos de ações afirmativas, que mostram que a instituição é contra o racismo, a homofobia, e todo e qualquer tipo de preconceito.
Diante dessa situação o Jornal Colabore se põe firme na posição de defesa das diferenças. Nossa redação repudia todo e qualquer ato de preconceito, independente do motivo, causa ou razão.
O QUE É UM EDITORIAL?
É um artigo em que se discute uma questão, apresentando o ponto de vista do jornal, da empresa jornalística ou do redator-chefe (Fonte: Oxford Languages)