O jornalismo colaborativo possui um método diferenciado de funcionamento em áreas que normalmente seriam executadas por jornalistas e repórteres. Este tipo de jornalismo vem se fazendo cada vez mais presente no país e tem como principal característica a participação e envolvimento do público, leitor, ouvinte ou telespectador na produção de conteúdos voltados a comunidade, a qual estão inseridos.
Alguns telejornais são exemplos diários de jornalismo cooperativo quando, por exemplo, os telespectadores interagem com o programa através de mensagens nas redes sociais. Mas a prática do cooperativismo no jornalismo não se limita apenas à interação entre o público e os jornais. Sugestões de pautas, reportagens, denúncias de problemas nos bairros etc, feitas pelo público também representam o jornalismo cooperativo.
Ou seja, você, caro leitor que acompanha o Jornal Colabore-se, também pode participar das matérias e conteúdos do portal, sugerindo melhoras, denunciando problemas na cidade ou mesmo comentando em nossas matérias.
COMO PARTICIPAR?
Você pode entrar em contato conosco através de nosso email: contato@jornalcolaborese.online
Através de nossas Redes Sociais, ou mesmo pela aba colabore em nosso site:
Por Vinicius Sampaio (Repórter verificado) e revisado por Heryvelton Martins