Uma mulher foi vítima de uma tentativa de estupro ocorrida no Campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) no início da noite desta segunda-feira (6). Segundo informações oficiais, a equipe de segurança da universidade foi acionada e atendeu à ocorrência, que aconteceu por volta das 18h38, nas imediações do Bloco G.
A vítima, que não faz parte da comunidade acadêmica, foi agredida pelo homem, que ainda não foi identificado. Em seguida, ela recebeu os primeiros socorros, sendo encaminhada pela Polícia Militar para a realização do boletim de ocorrência. Em nota, a instituição afirmou que a UEPG está em contato com a PM para acompanhar o caso de perto e prestar todo o apoio necessário à vítima.
Leia também: Professor é demitido por assédio sexual contra aluna na UEPG
Além disso, a universidade informou que irá oferecer atendimento jurídico e psicológico à vítima, como parte do suporte necessário para superar essa situação traumática. Ainda na nota, a UEPG reforçou o compromisso de zelar pela segurança de todos que frequentam o campus e está empenhada em colaborar com as autoridades para o caso ser devidamente investigado e os responsáveis sejam identificados.
Levantamento de casos
De acordo com informações obtidas por meio da Lei de Acesso à Informação pela equipe do Jornal Colabore, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) registrou pelo menos 11 casos de assédio entre os anos de 2019 e 2023. Destes casos, apenas um resultou na demissão de um professor do departamento de Ciências Sociais Aplicadas.
A universidade informou que essa demissão foi a única punição severa aplicada em relação a casos de assédio durante esse período. Os registros mostram que foram abertos dois Inquéritos Disciplinares, dois Procedimentos Administrativos de Apuração de Responsabilidade, três Processos Administrativos Disciplinares e quatro Sindicâncias em resposta a denúncias de assédio na universidade.