A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) realizou uma operação de fiscalização neste sábado (27) com o objetivo de combater o excesso de velocidade nas estradas do Paraná. Durante a ação, diversos flagrantes de motoristas trafegando acima do limite permitido foram registrados, inclusive um fusca a 122 km/h.
Na PR-445, localizada no Norte do Paraná, mais de 250 condutores foram autuados por excederem a velocidade permitida em apenas algumas horas de operação. Entre os casos, destaca-se o de um motorista que dirigia um Volkswagen Fusca a 122 km/h. Segundo a PRE, a velocidade máxima permitida naquele trecho é de 70 km/h, o que significa que o condutor estava quase 75% acima do limite estabelecido.
Leia também: Torcedores do Boca Juniors são multados ao passar pelo PR
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a infração por excesso de velocidade é classificada em três tipos distintos. O artigo 218 do CTB estabelece que o condutor pode ser autuado quando transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, conforme aferido por instrumento ou equipamento adequado. Essa infração é aplicável em rodovias, vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias.