Uma baleia do gênero Balaenoptera foi encontrada morta na Praia de Leste, em Pontal do Paraná, na última terça-feira (10). O animal, que possuía cerca de 12 metros de comprimento, estava em estado avançado de decomposição, o que dificultou a identificação da espécie e a causa da morte do animal que estava no litoral.
Após o registro do encalhe, a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), realizado pelo Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da UFPR, foi até o local para avaliação. Composta por profissionais de diversas áreas, a equipe realizou uma avaliação geral do animal e coletou amostras biológicas para análises em laboratório. Essas análises irão auxiliar na identificação da espécie da baleia e contribuir para pesquisas sobre a sua biologia e saúde, bem como do seu ambiente.
O gênero Balaenoptera abrange espécies de grandes baleias, como a baleia azul e a baleia-fin. A conservação desses animais é de extrema importância, uma vez que eles desempenham um papel fundamental na ciclagem de nutrientes e na produtividade dos oceanos.
Baleia encontrada no Litoral
No passado, as baleias foram intensamente caçadas, mas agora é necessário garantir sua proteção diante das ameaças do mundo moderno. Por isso, o trabalho realizado pelo PMP-BS/LEC-UFPR é de extrema importância, pois contribui para a pesquisa e conservação desses animais marinhos, destacou a Prefeitura de Pontal do Paraná.
A Prefeitura, logo que foi informada do ocorrido, acionou o LEC/UFPR por meio do Protocolo de Encalhe de Animais Marinhos no litoral do Paraná (PRAE).
Leia também:
- PIB do Paraná registra aumento de 8,66%
- ExpoIrati traz shows gratuitos de Amado Batista, Fernando e Sorocaba e Jads e Jadson
- Estrada para o litoral do PR terá bloqueio
O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. No Paraná, o monitoramento do Trecho 6 é realizado pela equipe do LEC/UFPR.