12.7 C
Ponta Grossa
segunda-feira, setembro 29, 2025

Secretária anuncia processo contra vereador por ‘violência política de gênero’ em Ponta Grossa

Caso acirra discussões sobre ética e respeito às mulheres na política local; vereador acusado contesta versão de Sanches

A secretária municipal de Família e Desenvolvimento Social, Camila Sanches, revelou publicamente os motivos que lhe levaram a processar o vereador Erick Camargo (PV) por violência política de gênero. Segundo a secretária, as agressões verbais do vereador ocorreram tanto em grupos de WhatsApp quanto durante sessões na Câmara Municipal. Ela relata ter sido chamada por ele de “secretariazinha”, “coitadinha” e “Camilinha” em tom pejorativo. Camila também afirma que Erick ameaçou abrir a porta de seu gabinete caso não fosse atendido e declarou que ela estaria “brincando de casinha de boneca” na gestão da Secretaria da Família. Todas essas frases e ameaças, segundo Camila, foram documentadas e anexadas à queixa judicial.

Camila Sanches acrescenta que o processo não tem apenas caráter pessoal, mas objetiva combater práticas machistas e constrangedoras contra mulheres em espaços públicos. Destaca ainda sua atuação histórica em defesa dos direitos das mulheres, incluindo cargos como coordenadora da Casa da Mulher de Ponta Grossa e líder de comissões na OAB. Para ela, o episódio evidencia o desafio da presença feminina no poder e a necessidade de fortalecer mecanismos de proteção contra violência de gênero.

Continue lendo depois da publicidade:

O vereador Erick Camargo nega todas as acusações. Segundo ele, suas manifestações críticas foram direcionadas exclusivamente à atuação de Camila como gestora, sem qualquer referência pessoal ou de cunho discriminatório. Em outras oportunidades, Erick reforçou que a força do debate democrático está na cobrança e fiscalização da atuação pública, rejeitando que suas falas tenham ultrapassado o limite institucional ou representem violência política.

Confira nota enviada pelo vereador ao Jornal Colabore

“Na manhã desta terça-feira (12), A secretaria municipal de Família e Desenvolvimento Social de Ponta Grossa, Camila Sanches, notificou publicamente o vereador e a população sobre a sua intenção equivocada de processar o vereador Dr. Erick após uma interpretação errônea das ações e falas do vereador enquanto o parlamentar se posicionava de forma legal durante o uso da palavra na tribuna da Câmara Municipal de Ponta Grossa.

A referida servidora pública está na posição de secretária do município, e não está imune a críticas referentes à sua capacidade de gestão. Quando a secretária Camilla faz boas ações e um bom trabalho, o vereador também a elogia nas sessões da Câmara Municipal e também, nas suas publicações nas mídias sociais.

“Quem está em função pública precisa estar aberto a críticas, principalmente se o seu trabalho está influenciando diretamente na vida das pessoas. Ela está à frente de uma secretaria muito importante para pessoas mais necessitadas, e as suas ações impactam diretamente no povo, e eu, como vereador e fiscalizador, não vou me privar de apontar seus erros e cobrar respostas e ações dentro dos limites e competências de sua secretaria”. Comenta o vereador Dr. Erick.”

- Anúncio -