A Prefeitura de Ponta Grossa anunciou que, a partir de 1º de janeiro de 2025, o transporte coletivo da cidade deixará de aceitar dinheiro em espécie no pagamento da tarifa. A partir dessa data, os usuários deverão utilizar exclusivamente as opções de cartão de crédito, débito e Vale-Transporte.
Segundo a prefeita Elizabeth Schmidt, a medida faz parte de um plano de modernização do sistema de transporte público da cidade. “As mudanças visam trazer mais segurança e praticidade para os usuários. Com o pagamento eletrônico, não haverá mais a necessidade de manusear dinheiro físico, aumentando a segurança de todos”, afirmou a prefeita.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento e Infraestrutura, Luiz Henrique Honesko, atualmente 17,55% dos pagamentos no transporte coletivo são feitos em dinheiro. “Acreditamos que essa porcentagem irá diminuir significativamente com a adoção do pagamento eletrônico, que será obrigatório a partir de janeiro”, disse Honesko.
Leia também: Motorista não percebe que ônibus iria parar e provoca acidente
Honesko explicou que os usuários que não tiverem acesso a cartões de crédito ou débito poderão adquirir, gratuitamente, um cartão do transporte coletivo e carregar créditos nele para realizar o pagamento. Nos terminais, será mantida a opção de pagamento em dinheiro.
A prefeitura reforça que as modalidades existentes do cartão de Vale-Transporte e Vale Estudante continuarão em funcionamento normalmente.