18.2 C
Ponta Grossa
domingo, abril 27, 2025

Governo do PR aprova venda da Celepar na Assembleia

Projeto do governo de Ratinho Júnior foi aprovado em regime de urgência, sem permitir amplos debates nas comissões e no plenário

Ponta Grossa
nublado
18.4 ° C
18.4 °
18.4 °
92 %
0.5kmh
100 %
seg
22 °
ter
21 °
qua
21 °
qui
22 °
sex
13 °

Colunas

Escrito por

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou nesta terça-feira (12), em primeira votação, a autorização para o governo do estado privatizar a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná). O projeto foi apresentado em regime de urgência e a base de apoio ao governador Ratinho Júnior (PSD) na Alep agiu para impedir debates nas comissões e no plenário, em uma manobra conhecida como “tratoraço”.

Apesar de protestos da oposição, que argumenta que a privatização é inconstitucional, o projeto foi aprovado por 36 votos a 8. A venda da Celepar, empresa estatal responsável por serviços de tecnologia e segurança, agora segue para segunda votação e deve ser concluída nesta quarta-feira (13).

Continue lendo depois da publicidade:

Leia também: Saiba como encontrar os melhores preços de materiais escolares em PG

O governo de Ratinho Júnior já privatizou outras estatais, como a Copel Telecom e a Compagas, gerando questionamentos sobre a qualidade dos serviços e a perda de empregos públicos. Especialistas alertam que a privatização da Celepar, responsável por dados sensíveis de empresas, saúde e segurança, pode representar riscos à proteção dessas informações.

O texto do projeto aprovado nesta terça-feira ainda não está disponível publicamente. No entanto, a oposição argumenta que a venda fere a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que proíbe que informações referentes à segurança pública sejam administradas por empresas privadas.

- Anúncio -
Texto revisado porJornal Plural

MAIS LIDAS NO JC

Pode chamar sua atenção! leia:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.