Cerca de 110 estudantes, pastoralistas e colaboradores do Marista Brasil, de cidades como Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa, trocarão as férias escolares por uma semana de voluntariado em Cascavel (PR). A Missão Solidária Marista, que acontece entre 15 e 21 de julho, envolve visitas comunitárias, oficinas de recreação com crianças e atividades de melhoria em ambientes da comunidade.
A iniciativa, que já ocorre há quase 20 anos, faz parte de um projeto maior que abrange mais de 20 cidades e beneficia 12 mil alunos de 22 escolas do Marista Escolas Sociais, localizadas em áreas de vulnerabilidade social.
Inspirada na Campanha da Fraternidade de 2024 e nas palavras do Papa Francisco, a Missão Solidária Marista visa promover a educação para a solidariedade e a cultura do encontro, proporcionando aos jovens a oportunidade de vivenciar realidades distintas e fortalecer vínculos com a comunidade.
Em Cascavel, os voluntários realizarão melhorias em ambientes da comunidade, além de promover momentos de partilha, escuta e diálogo com os moradores. Em Ribeirão Preto (SP), as ações incluem atividades com crianças em espaços comunitários, escuta no CRAS, visitas missionárias e a revitalização da quadra poliesportiva Branca Salles.
O Irmão Paulo Soares, gerente de Identidade, Missão e Vocação do Marista Brasil, destaca a importância da Missão Solidária Marista como uma experiência de aprendizagem e engajamento solidário, que forma para o exercício da cidadania.