20.4 C
Ponta Grossa
sábado, setembro 7, 2024
Divulgação

Otimismo dos paranaenses com emprego despenca, aponta ICF

Queda no ICF reflete pessimismo com emprego e consumo, especialmente entre famílias de baixa renda

Ponta Grossa
céu limpo
19.2 ° C
19.2 °
19.2 °
42 %
2kmh
0 %
dom
33 °
seg
33 °
ter
34 °
qua
34 °
qui
23 °

Colunas

Escrito por
Com informações deAssessoria de imprensa

O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) no Paraná registrou nova queda em junho, atingindo 93,3 pontos, uma retração de 2,5% em relação a maio e 8,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esta é a quinta queda consecutiva do índice desde fevereiro, refletindo um pessimismo crescente entre os consumidores paranaenses.

A pesquisa, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), aponta a falta de perspectiva profissional e a perspectiva de consumo como os principais fatores que impactam a confiança do consumidor.

Continue lendo depois da publicidade:
Tabela aponta que intenção de consumo do Brasil crescre enquanto do Paraná despenca | Imagem: Divulgação

Apesar do saldo positivo na geração de empregos formais em abril, a percepção sobre o emprego atual e a renda futura piorou significativamente. A perspectiva de consumo também sofreu uma queda acentuada, atingindo o menor nível em meses.

Leia também: Agências do Trabalhador registram recorde de vagas de emprego no PR

A pesquisa revela ainda que a insatisfação é maior entre as famílias de menor renda, com o ICF deste grupo atingindo 90,7 pontos. No entanto, a falta de perspectiva profissional e de consumo afeta consumidores de todas as faixas de renda, com os de maior renda apresentando também insegurança em relação ao emprego atual.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Pode chamar sua atenção! leia:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.