A macrorregião dos Campos Gerais será contemplada com um novo espaço voltado ao fomento do setor cultural. A sede do Núcleo Regional de Cultura de Ponta Grossa será inaugurada nesta sexta-feira (5), às 15h30. O novo espaço estará localizado na Rua Dr. Antônio Russo, nº 28, no bairro de Oficinas.
O local é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), com foco na descentralização da cultura paranaense. Além de Ponta Grossa, outros seis municípios de diferentes regiões contam com núcleos próprios.
Na prática, os espaços contribuem para que a sociedade civil tenha maior facilidade de diálogo e articulação com os agentes, que fazem o monitoramento das ações culturais e observam o desenvolvimento das políticas públicas de cultura de cada região.
A macrorregião de Ponta Grossa inclui as 19 cidades que fazem parte da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), entre eles Arapoti, Carambeí, Castro, Curiúva, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Ponta Grossa, Reserva, São João do Triunfo, Sengés, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania. Também estão incluídos na macrorregião: Antônio Olinto, Imbituva, Lapa, São Mateus do Sul e Teixeira Soares.
Incentivo às políticas culturais
A implementação dos novos espaços físicos visa diminuir as dificuldades de acesso às políticas culturais enfrentadas pelos artistas municipais. De acordo com o Governo do Estado, os núcleos são fundamentais na difusão das políticas públicas e no atendimento eficiente dos agentes culturais nas diversas localidades do Paraná. Nos Campos Gerais, a inauguração do núcleo também tem apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Leia também: Prefeita quebra compromisso e planeja extinguir Fundação Municipal de Cultura
A Agente Regional de Cultura dos Estado, Andressa Oliveira Silva, falou sobre a importância do novo espaço. “A ideia é fazer com que seja um ponto de referência para os Campos Gerais dentro das ações de cultura tanto do Estado, quanto entre os municípios. A intenção é fortalecer a gestão através de capacitações, palestras, e também atividades de suporte para toda a comunidade artística”, ressaltou.
Desenvolvimento nos municípios
O presidente da AMCG e prefeito de São João do Triunfo, Abimael do Valle, destaca que o novo espaço será fundamental para as demandas existentes no setor. “Levar incentivo para a realização de políticas culturais no interior é sempre muito importante. A iniciativa do Governo do Estado é fundamental tanto para os gestores, quanto para os produtores de cultura. Esperamos resultados muito positivos a partir do Núcleo Regional”, disse.