11.2 C
Ponta Grossa
segunda-feira, julho 22, 2024
Divulgação

Ministra Margareth participa do 3º Encontro de Cultura em PG

Evento reuniu prefeitos, gestores de cultura e lideranças para debater políticas públicas e fomentar o setor cultural

Ponta Grossa
céu pouco nublado
10.1 ° C
10.1 °
10.1 °
67 %
1kmh
12 %
seg
22 °
ter
23 °
qua
24 °
qui
25 °
sex
18 °

Colunas

Escrito por

O cronograma do 3º Encontro de Cultura do Interior do Paraná (ECIP) desta sexta-feira (21) teve como destaque a presença da Ministra da Cultura, Margareth Menezes. O evento realizado no Cine-Teatro Ópera, em Ponta Grossa, reuniu prefeitos, gestores de cultura e demais lideranças que atuam nos Campos Gerais e em diferentes regiões do estado. A visita da Ministra foi viabilizada através da atuação do deputado federal e presidente da comissão de cultura da câmara, Aliel Machado, que também esteve no evento.

Ao longo do encontro, foram destacadas políticas públicas viabilizadas pelo Governo Federal em prol do fomento ao setor, entre elas, por exemplo, a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), que consiste em um sistema de financiamento à cultura mediante repasses da União aos Estados e municípios. Além disso, o ECIP também representou uma oportunidade para troca de experiências entre os gestores acerca dos desafios enfrentados em cada cidade.

Continue lendo depois da publicidade:

Durante a fala, a Ministra ressaltou a diversidade cultural existente no território paranaense e também nos municípios que compõem a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). Margareth Menezes também falou sobre o momento de estruturação e incentivo que o setor atravessa. “Até 2027, por meio da Lei Aldir Blanc, cada cidade ligada ao sistema nacional de Cultura terá esse apoio. Imaginem vocês poderem planejar circuitos de arte nas suas cidades, organizar festivais. É preciso entender que as políticas públicas precisam chegar a todas as pessoas. É nosso dever garantir esse fomento”, disse.

Momento histórico para a região

O prefeito de São João do Triunfo e presidente da AMCG, Abimael do Valle, também se pronunciou durante o evento. “Aproveito a visita da Ministra para destacar as políticas culturais que já estão ocorrendo nos municípios, em especial naqueles de pequeno porte, incluindo as leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo. Com essas medidas, as cidades que possuem poucos recursos conseguem garantir o desenvolvimento necessário. Esperamos que políticas como essa tenham continuidade aqui no Paraná e em todo o país”, apontou o gestor, que também agradeceu Margareth e equipe pela participação no encontro.

Leia também: Ministra da Cultura participa de evento em Ponta Grossa

O secretário municipal de Cultura de Ponta Grossa e coordenador da AMCG Cultura, Alberto Portugal, destacou a relevância da presença da ministra no evento: “Esta é a primeira vez que a gente recebe uma ministra da Cultura em Ponta Grossa. Estamos muito felizes porque isso marca o respeito aos gestores e gestoras da cultura que vieram de todo Paraná para o Encontro e estão todos unidos para fortalecer o trabalho da gestão pública de cultura e as políticas públicas de cultura”. O secretário disse ainda que é importante para o setor ser visto e reconhecido, sabendo que cultura é sim um instrumento de transformação da cidade e da vida das pessoas.

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Pode chamar sua atenção! leia:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.