A XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, encerrada nesta quinta-feira (23), foi um sucesso, com a conquista de importantes avanços para os municípios brasileiros, conforme destacado pelas lideranças da região dos Campos Gerais. O evento, que reuniu mais de 11 mil participantes, teve como um dos destaques a posse do presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Edimar Santos, como secretário-geral da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Conquistas para os municípios
Entre as principais conquistas da Marcha, estão:
- Manutenção da desoneração da folha de pagamento dos municípios do RGPS em 8% até o fim de 2024;
- Compromisso do Governo Federal com o refinanciamento das dívidas previdenciárias e a adoção de um novo modelo para pagamento de precatórios;
- Extensão da Reforma da Previdência de 2019 para os municípios;
- Decreto que permite reeditar portarias simplificando contratos de repasses e convênios no valor de até R$ 1,5 milhão;
- Contratação de moradias para municípios com população abaixo de 50 mil habitantes no programa Minha Casa, Minha Vida;
Edimar Santos comemora conquistas
O secretário-geral da CNM, Edimar Santos, comemorou as conquistas da Marcha. “Foram dias importantes de debates, mas também do enriquecimento de ideias para podermos continuar trabalhando e defendendo a autonomia dos municípios, buscando mais recursos para as prefeituras, em benefício de toda a população do Paraná”, disse ele.
Marcha foi um sucesso
A XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios foi considerada um sucesso pelos participantes. O evento foi marcado por um clima de união e mobilização dos gestores municipais em defesa de seus direitos, conforme destacado por Edimar Santos, presidente da Associação dos Municípios do Paraná.