A Câmara Municipal de Ponta Grossa decidiu negar o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM) 004/2023, que buscava aumentar o número de vereadores no município de 19 para 23 nesta segunda-feira (1). A votação contou com três votos favoráveis e 16 contrários.
Apenas Celso Cieslak (Democracia Cristã), Ede Pimentel (PDT) e Josi do Coletivo (PT) foram favoráveis ao Projeto de Emenda.
Entre os vereadores que se opuseram à proposta, o principal argumento apresentado foi o aumento de custos para a Câmara Municipal. Segundo eles, o dinheiro economizado poderia ser direcionado para outras áreas e beneficiar a população.
Já para os defensores do projeto, a medida visava aumentar a representatividade na Casa de Leis, visto que mais pessoas poderiam expressar suas opiniões políticas durante as votações.
Leia também: Câmara dos deputados deve votar marco temporal de terras indígenas
Durante a votação, o vereador Izaías Salustiano ainda solicitou a retirada de seu nome do Projeto de Emenda, que também era assinado por Jairton da Farmácia, Léo Farmacêutico, Josi Kieras e Adriana Jamier. Além disso, o projeto contava com as assinaturas dos ex-vereadores Professor Careca e Sargento Guiarone.