20.4 C
Ponta Grossa
quarta-feira, abril 24, 2024

Prefeitura renova parceria com o Trote Solidário

Ponta Grossa
nuvens dispersas
18.7 ° C
18.7 °
18.7 °
89 %
1.6kmh
30 %
qua
26 °
qui
23 °
sex
26 °
sáb
28 °
dom
28 °
Escrito por

[[{“value”:”

Nesta semana, estudantes atuarão na arrecadação de alimentos e ações em entidades assistenciais.

Continue lendo depois da publicidade:

A Prefeitura de Ponta Grossa assinou, na tarde desta segunda-feira (19), um termo de parceria com a Associação Atlética das Engenharias – Los Bravos, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), para a realização de mais uma edição do Trote Solidário, pelo qual os alimentos arrecadados serão destinados, por meio do Programa Selo Social, da Secretaria Municipal da Família e do Desenvolvimento Social, para pessoas em situação de vulnerabilidade social, bem como ações em entidades da cidade. A assinatura aconteceu no Gabinete do Reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto.

A prefeita Elizabeth Schmidt comenta que a responsabilidade social deve ser exercida por todos, para o bem da cidade. Ela destaca que as atléticas dão um excelente exemplo para a sociedade em geral quando se demonstram engajadas em ajudar o próximo.

“A participação da Atlética Los Bravos motiva a participação de outras atléticas e de estudantes. Além da arrecadação, os estudantes atuarão na entrega das doações, como também em outras atividades, em uma integração dos acadêmicos com as entidades que serão beneficiadas. É uma ação social de extrema relevância para a nossa cidade, que faz a diferença na vida das famílias que mais precisam e, por isso, estamos comprometidos com o Trote Solidário”, enfatizou a prefeita.

Para o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, o Trote Solidário é uma mudança na cultura do acadêmico. Segundo ele, quando era estudante, os trotes eram violentos e colocavam o calouro em uma situação de constrangimento. “Ainda temos resquícios deste modelo nocivo de trote em alguns cursos, mas trabalhamos para desmontar este modelo”, contou.

Sanches Neto entende que o Trote Solidário é ferramenta importante para uma maior consciência social dos alunos, bem como para maior proximidade do acadêmico com a sociedade. “Só estamos aqui por causa da comunidade. Quem paga os nossos salários enquanto servidores públicos é a população das diversas classes sociais, por meio dos impostos. O mais correto é devolvermos para a sociedade pelo trabalho que desempenhamos, como por ações como esta”, comenta o reitor.

A secretária municipal da Família e do Desenvolvimento Social, Tatyana Belo, lembra que há um ano era assinada a mesma parceria, focada apenas no Trote Solidário. No entanto, a Atlética Los Bravos se fez presente em diversos momentos do ano, por meio do Selo Social. “Na Campanha Natal Solidário, por exemplo, no ano passado, a Atlética foi a que mais arrecadou em volume e em valor arrecadado, chegando a R$ 15 mil. Ficamos felizes por poder contar com este time valoroso de acadêmicos, que deixam um legado de humanidade para a cidade, sendo um exemplo para os jovens que entram para o curso superior”, avalia Tatyana.

Maria Vitória Rosas, representante da Los Bravos, relata que o Trote Solidário é gratificante também para os jovens que participam da iniciativa. Ela conclui que muitos dos calouros que participam do Trote engajam nos anos seguintes. “Ficamos felizes de poder contribuir com aqueles que mais precisam, vendo os resultados do nosso trabalho chegando nas pessoas por meio da Prefeitura”, finaliza Maria Vitória.

Campanha de arrecadação

Nesta terça e quarta-feira, os calouros do Trote Solidário vão arrecadar alimentos nos mercados Condor Nova Rússia e Jardim Carvalho, além de diversos bairros da cidade.

Já na sexta-feira, os calouros visitarão as entidades APAE e Casa do Piá, que contarão com ações recreativas e roda de música. Enquanto no Instituto João XXIII, os acadêmicos trabalharão na revitalização, limpeza e plantio de hortaliças na horta da instituição.

“}]] 

- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Aproveite para ler!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.