18.9 C
Ponta Grossa
sexta-feira, maio 24, 2024
Reprodução / G1

Sanepar diz que água em Uvaia está segura após enchente em cemitério

A Sanepar divulgou um novo relatório que indica que a água distribuída no Distrito de Uvaia, em Ponta Grossa, não foi contaminada

Ponta Grossa
céu limpo
18.1 ° C
18.1 °
18.1 °
63 %
3.6kmh
1 %
sex
19 °
sáb
14 °
dom
12 °
seg
16 °
ter
13 °
Escrito por

A Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar) divulgou um novo relatório que indica que a água distribuída no Distrito de Uvaia, em Ponta Grossa, não foi contaminada pelo alagamento registrado em um cemitério da região em 2023.

O relatório, obtido pela equipe do Jornal Colabore, possui 16 páginas e confirma que a qualidade da água no distrito não sofreu alterações, conforme os ensaios realizados nos dias 11/09, 13/11 e 20/11/2023, no poço da Sanepar.

Continue lendo depois da publicidade:

Leia também: Tarifas recordes enquanto funcionários ganham menos na Sanepar

Especialistas haviam manifestado preocupação de que a água proveniente do alagamento do cemitério de Uvaia pudesse ter afetado o abastecimento no distrito. No entanto, os resultados dos testes realizados indicaram que os níveis de contaminação estão abaixo do limite máximo permitido pela legislação.

Vale ressaltar que o relatório da Companhia se refere apenas à qualidade da água distribuída pela companhia; não foram realizadas análises nos poços d’água particulares.

Relembre o caso

O distrito de Uvaia enfrentou momentos de angústia e preocupação no ano passado (2023) devido às intensas cheias do Rio Tibagi. A região foi afetada pelas chuvas constantes que ocorreram desde meados de outubro, culminando em uma situação crítica em novembro.

Imagens mostram como o local ficou durante o alagamento | Imagem: G1

O cemitério local foi um dos locais mais atingidos, com grande parte dele submersa, restando apenas os túmulos mais altos visíveis acima da água. Além do cemitério, dezenas de casas, fazendas e plantações também ficaram submersas, deixando os moradores em uma situação difícil.

O que se sabe?

  • A Companhia Paranaense de Saneamento (Sanepar) divulgou um relatório que indica que a água distribuída no Distrito de Uvaia, em Ponta Grossa, não foi contaminada pelo alagamento registrado em um cemitério da região em 2023.
  • O relatório, obtido pelo Jornal Colabore, confirma que a qualidade da água no distrito não sofreu alterações, de acordo com os testes realizados nos dias 11/09, 13/11 e 20/11/2023, no poço da Sanepar.
  • Especialistas manifestaram preocupação com a possibilidade de contaminação da água proveniente do alagamento do cemitério, porém, os resultados dos testes indicaram que os níveis de contaminação estão dentro dos limites permitidos pela legislação.
  • O relatório se limita à qualidade da água distribuída pela Sanepar e não foram realizadas análises nos poços d’água particulares da região.
  • O distrito de Uvaia foi severamente afetado pelas cheias do Rio Tibagi em 2023, com o cemitério local ficando submerso e diversas casas e plantações também sendo afetadas.
- Anúncio -

MAIS LIDAS NO JC

Aproveite para ler!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Direitos Autorais

.