No último domingo (14), a Polícia Militar (PM) descobriu uma casa de idosos clandestina em Ponta Grossa. A denúncia foi feita por vizinhos que presenciaram uma idosa sendo agredida e imediatamente acionaram as autoridades. Ao chegar ao local, a PM constatou a existência de um asilo ilegal, onde nove idosos eram mantidos em condições precárias.
A residência clandestina estava localizada na Rua Luís de Camões, próximo ao chafariz de Uvaranas. Segundo informações preliminares, havia apenas uma cuidadora para os nove idosos, sendo sete mulheres e dois homens. Três idosas foram encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santana para receberem cuidados médicos, pois estavam debilitadas em termos de saúde.
A PM constatou que os idosos estavam desidratados e não recebiam alimentação adequada. Vizinhos relataram que os gritos dos idosos eram frequentes, o que indica a possibilidade de violência recorrente, já que alguns deles apresentavam hematomas pelo corpo.
Leia também: Brasil vai convocar reunião do Conselho de Segurança da ONU
No local, equipes do Samu prestaram atendimento médico aos idosos, enquanto uma assistente social da Prefeitura Municipal foi acionada para auxiliar na identificação das famílias dos idosos. A cuidadora responsável pelo asilo clandestino é irmã da proprietária da casa e ambas foram levadas à delegacia para prestar esclarecimentos.